Educação é tema de congresso de jovens na República Dominicana

Educação é tema de congresso de jovens na República Dominica

Atualizado: Sexta-feira, 22 Julho de 2011 as 4:23

Para romper com a dramática situação em que a República Dominicana se encontra no ranking de nível de educação, que é muito baixo, o grupo Força Jovem do país decidiu alertar a juventude sobre a questão e propõe uma mudança para que este índice melhore, realizando, recentemente, a Primeira Conferência Estudantil.

O tema “A importância da universidade” teve a participação de professores e estudantes, além da jornalista Susana Freight, da gerente adjunta do Banco Scotiabank, Elizabeth Andujar, da gerente de marketing Gloria Galeano e da advogada Massiel Muñon. Durante cerca de 90 minutos toda a juventude dominicana presente pôde entender que a educação é o alicerce do futuro e precisa ser repensado.

O encontro aconteceu no Cenáculo do Espírito Santo, situada na 27 de Febrero, entre as Avenidas W. Churchill e Lincoln, em Santo Domingo.

Segundo pesquisas do Força Jovem, a Unesco conferiu a menor pontuação no nível de educação da República Dominicana, em 2006, e considerou a avaliação do SERCE, teste de desempenho acadêmico, um fiasco. Estes resultados são repetidos nas medidas internas feitas pela Secretaria de Educação e por pesquisadores independentes.

Outros levantaram o problema do baixo rendimento do sistema de ensino dominicano. Dentre os motivos para tamanha discrepância, foram citados a falta de uma política clara sobre o funcionamento do primeiro ciclo básico até a faculdade; o mau sistema de avaliação de aprendizagem, especialmente, no que diz respeito à promoção automática para beneficiar crianças e jovens.

veja também