Educadores discutem filosofia de ensino adventista

Educadores discutem filosofia de ensino adventista

Atualizado: Terça-feira, 22 Fevereiro de 2011 as 1:20

A Igreja Adventista na região central do Rio Grande do Sul promoveu entre os dias 14 e 15 de fevereiro, na capital gaúcha, um encontro para os professores da rede adventista na parte central do Estado. Entre outros temas, o evento, também conhecido como "Jornada Pedagógica", discutiu métodos de trabalho para os diferentes níveis da educação básica, os desafios da educação adventista, a preparação para o Enem e serviu como uma oficina de atualização aos docentes.

Durante as palestras de atualização, parte dos educadores foi dividida em grupos, conforme a temática proposta para cada disciplina ou área do conhecimento. Nessas oficinas, os pedagogos receberam treinamento e fomentaram discussões práticas sobre como aplicar os conhecimentos obtidos durante o encontro na sala de aula.

Entre os palestrantes, nomes como Mateus Prado; colunista do portal IG e autor do livro "Guia Prático do Enem", Maria da Graça Horn; doutora em Educação Infantil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Emilson Reis; pastor, professor e doutor em Teologia, foram alguns dos destaques da programação.

O sociólogo Mateus Prado, presidente do Instituto Henfil, uma organização não-governamental voltada à promoção e ao acesso do ensino e da cultura, criticou as ferramentas de análise utilizadas pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) na hora de avaliar alunos e instituições de ensino. O pesquisador reforçou, ainda, o compromisso da educação adventista no preparo dos alunos para o nível superior. "Meu desafio aqui é mostrar uma série de conhecimentos mínimos do Enem, capacitando vocês tanto na preparação específica para a prova, como na educação em um contexto mais amplo", orientou.

O articulista do Portal IG pretende escrever um artigo sobre os adventistas e a importância de um preparo adequado (repouso e alimentação) antes de vestibulares de longa duração como o Enem.

veja também