Educandário evangélico desperta o espírito cidadão de alunos

Educandário evangélico desperta o espírito cidadão de alunos

Atualizado: Sexta-feira, 11 Março de 2011 as 8:28

O exercício da cidadania através do voto foi realizado nesta sexta-feira,04, no Educandário Evangélico Pastor Moises Martins da  Rocha,  localizada  na quadra 504 sul, em Palmas.

Através do projeto “Crianças conscientes, cidadão responsável” cerca de 300 alunos realizaram a eleição para o Grêmio Estudantil  do Educandário, com turmas do  pré-1 ao 5º ano.

“Eleições não Oficiais” é uma ação  realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO), ao ceder as urnas eletrônicas às  entidades como  escolas, grêmios estudantis, Universidades e Conselhos Tutelares.

Durante todo o dia os estudantes vivenciaram um verdadeiro dia eleitoral, inclusive utilizando a urna eletrônica do TRE, para votar, usada nas eleições em todo país.

Ao todo cinco chapas concorreram as eleições de presidente do Grêmio estudantil. O aluno Iuri Gonçalves do 5º ano, falou sobre o processo eleitoral: “Antes as eleições eram realizadas no papel, agora mudou para as urnas eletrônicas, ficou muito melhor.”

O estudante Ueverson Silva de Deus Jr ,de 11 anos,  foi escolhido como  mesário. Participar do pleito  foi para ele uma novidade.”É a primeira vez que participo como mesário das eleições na minha escola.”

Candidato a uma das chapas à Vice-Presidência, o aluno Iuri Gonçalves do 5º ano, tinha na ponta da língua as suas propostas de campanha. “Eu acho interessante realizar as eleições na escola com a urna eletrônica, é um avanço.”

Para a diretora do Educandário Evangélico, Maria Aluiza o projeto pretende despertar o espírito de cidadania nos alunos. “Através do Projeto  pretendemos despertar a cidadania, tornando-os futuros eleitores conscientes e responsáveis.” finalizou. No mês de abril o evento acontece na Universidade Federal do Tocantins (UFT).

veja também