Eleitores de Marina criticam escritor José Saramago

Eleitores de Marina criticam escritor José Saramago

Atualizado: Segunda-feira, 21 Junho de 2010 as 2:33

Uma gafe cometida no Twitter da candidata do PV à Presidência, Marina Silva, revelou dois aspectos. O primeiro é o convervadorismo da visão de alguns de seus colaboradores mais religiosos. O segundo é que não é a própria Marina, mas uma equipe, quem mantém os comentários publicados no seu microblog. Às 9h30, o Twitter de Marina publicou um comentário sobre a morte do escritor português José Saramago. "Morre José Saramago. O mundo perde um grande escritor e os países da lingua portuguesa, o nosso primeiro prêmio Nobel", dizia a mensagem.

Mais tarde, leitores fizeram comentários críticos a Saramago, pelo fato de ele ser ateu e ter escrito livros que questionam dogmas religiosos. Em "O Evangelho Segundo Jesus Cristo", ele retrata um Cristo humano que em alguns momentos parece ser apenas um instrumento nas mãos de um Deus perverso. Ainda mais agressivo, em "Caim", seu último livro, Saramago transforma o filho de Adão e Eva que matou o próprio irmão numa espécie de vingador contra Deus. Independentemente das questões religiosas, Saramago foi o único escritor em língua portuguesa a vencer o Prêmio Nobel.

Primeiro, Iara Meirelles escreveu: "Como podemos lamentar a morte de uma pessoa que blasfemou contra Deus a vida toda"? E wvmedeiros completou dizendo que "alguém que não respeita a fé alheia não é exatamente um grande escritor". Aos dois, o Twitter respondeu com frases religiosas, como: "A vida é um dom dado por Deus para quem crê e para quem não crê. Louvado seja Deus".

O Twitter de Marina retuitou (reproduziu) os dois comentários, dando a entender que concordava com as colocações feitas. Até que às 12h22, alguém esclareceu: "A Marina não está apoiando os comentários de @wvmedeiros e de @iara_meirelles. Ela cita para responder".

Assessores de Marina que alimenta seu Twitter responsabilizaram-se pelo erro em retuitar as mensagens. O Twitter permite a opção de responder diretamente a um comentário, sem precisar torná-lo público para todos os demais seguidores do microblog.

veja também