Eleja o dia de hoje como um dia de atos misericordiosos

Eleja o dia de hoje como um dia de atos misericordiosos

Atualizado: Quarta-feira, 27 Novembro de 2013 as 9:13

misericórdiaLeitura Bíblica: 1 Samuel 30.21-31
Davi respondeu: Não, meus irmãos! Não façam isso com o que o Senhor nos deu. Ele nos protegeu e entregou em nossas mãos os bandidos que vieram contra nós (1Sm 30.32).
 
Um dos textos marcantes da Bíblia é o ensino de Jesus sobre os misericordiosos . Ele afirma que estes alcançarão misericórdia. Pecadores como somos, corremos o risco de falhas futuras, e se hoje não formos misericordiosos com os outros, certamente não o serão conosco quando precisarmos de misericórdia. Quem é misericordioso, geralmente reconhece que o bem de que desfruta é bênção vinda de Deus, ou seja, que Deus está sendo misericordioso com ele.
 
Misericórdia e justiça andam juntas. Davi e seus homens haviam encontrado a cidade de Ziclague saqueada, perseguiram os saqueadores e recuperaram os prisioneiros e o saque. Alguns dos seus homens, porém, estavam demasiado cansados para mais este esforço. Estes ficaram então para trás guardando os pertences dos que foram à batalha. A leitura de hoje começa com o retorno de Davi depois da vitória e mostra sua misericórdia e justiça.
 
Os misericordiosos não são avarentos, e assim Davi decretou: “Todos receberão partes iguais” – e este princípio tornou-se lei em Israel.
 
Os misericordiosos são também abençoadores. Davi compartilhou a bênção com todos os que direta ou indiretamente participaram do episódio. Todos os que lhe deram apoio quando foi para a batalha foram recompensados como ele mesmo e seus soldados. Alguns revoltaram- se vendo a benevolência de Davi. É preciso ter cuidado para não nos endurecermos, abandonando a misericórdia. Corremos então o risco de ser apenas legalistas, empobrecendo a nossa vida e a dos outros. Vale a pena lembrar o que Tiago ensina em sua carta (Tg 2.13): “A misericórdia triunfa sobre o juízo!” – MJT
 
Desafio: Eleja o dia de hoje como um dia de atos misericordiosos. Depois reflita sobre os resultados.
 

veja também