Elvis Presley: Membro da Assembleia de Deus, cantor completaria 75 anos hoje

Elvis Presley: Membro da Assembleia de Deus, cantor completaria 75 anos hoje

Atualizado: Sexta-feira, 8 Janeiro de 2010 as 12

Se estivesse vivo, Elvis Aaron Presley completaria hoje 75 anos de idade. Sua importância, cada vez mais, ultrapassa a dimensão do estilo que criouSam Phillips, dono de uma gravadora em Memphis, queria encontrar um cantor branco que tivesse a voz e o sentimento de um cantor negro. Imaginava assim conseguir "um milhão de dólares". No verão de 1953, o motorista de uma empresa de materiais elétricos Elvis Aaron Presley, de 18 anos, parou em frente à Memphis Recording Service, subsidiária da gravadora de Phillips, a Sun. Ali começa a trajetória do maior ídolo da música em todos os tempos - que, estivesse vivo, completaria 75 anos hoje.

A secretária de Phillips logo ligou da subsidiária, mandando o chefe conferir o achado, que gravava naquela tarde um acetato em homenagem à sua mãe. Sam colocou Elvis tocando em um grupo, com o guitarrista Scotty Moore e o baixista Bill Black. Em 5 de julho de 1954, o cantor brincava no estúdio da Sun com um blues de Arthur "Big Boy" Crudup, That’s All Right Mama. O blues foi acelerado, e o cantor rasgava os vocais.

"O que é que vocês estão fazendo?" gritou o empresário da cabine, mandando repetir a brincadeira o quanto fosse necessário para a gravação.

Ele sabia que aquele momento era especial. Surgia ali o que ficou conhecido como rock’n’roll. E Elvis, dali em diante, tornava-se uma lenda, mesmo quando vivo. A lenda transcendeu ao falecer de ataque cardíaco, no banheiro de sua mansão, em 16 de agosto de 1977. Tinha 42 anos. A comoção causada ano passado pela morte de Michael Jackson - o Rei do Pop - foi até semelhante, mas igual jamais. Hoje, Presley - atacado como "artista do diabo" quando ganhou fama - é reverenciado não apenas como roqueiro ou ator, mas de modo universal.

É celebrado até como artista gospel. João Batista Delfino que o diga. Ele comanda a partir de Florianópolis o The Elvis Gospel Fan Club, que reúne 22 mil fã do Brasil e exterior. Elvis, que era da Assembleia de Deus, tem hoje 113 CDs lançados apenas com as músicas de conteúdo religioso que interpretou.

"Esse lado religioso começou a ficar em maior evidência depois que ele morreu. Mas se você prestar atenção, cada álbum que ele lançava trazia pelo menos duas faixas de louvor", explica Delfino.

A mansão do cantor em Memphis, conhecida como Graceland, recebe nesta semana entre 30 e 50 mil pessoas, na conhecida maratona Elvis Week, que ocorrem para lembrar o nascimento e morte de Presley. Como destaca um dos grandes fãs do Rei em Santa Catarina, Carlos Daussen - o Cainho Presley -, é uma semana de comemoração.

"Todos vão para Graceland para muitas festividades, shows com suas músicas e os seus inúmeros artistas cover", destaca Cainho, 49 anos, que guarda mais de 2 mil objetos relativos ao ídolo.

Elvis Presley - Grandioso És Tu

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também