Em artigo, líder alerta sobre a mocidade mundanizada dentro da igreja

Em artigo, líder alerta sobre a mocidade mundanizada dentro da igreja

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:28

Quando Paulo escreveu a carta a Timóteo, este era um jovem, e Paulo o desafiou a não permitir que sua juventude fosse desprezível diante de Deus.

Vivemos em uma geração na qual muitos jovens têm se convertido, muitos têm nascido de novo, mas suas vidas cristãs são desprezíveis, medíocres. Não possuem autoridade da parte de Deus para falar ao coração de seus pais, de seus colegas, dos que vivem à sua volta.

Qual o problema?... Uma mocidade desprezível.

Uma mocidade desprezível é uma mocidade mundanizada dentro da igreja, rasa em sua fé, à qual falta realidade espiritual, profundidade em Deus e em Sua palavra, falta a radicalidade que encontramos na cruz que seguimos. Estão mais interessados em “baladas gospel” do que em “altares de sacrifício” onde são consumidos diante de Deus a para Deus. A igreja, em muitos lugares, tem se tornado um grande ponto de encontro aos sábados à noite ao ritmo de “trance gospel”.

Nós nos tornamos desprezíveis, desnecessários, quando não estamos seguindo em realidade o “Cristo em nós”. Quando, por exemplo, pregamos para agradar a multidão e não para confrontá-la. As pessoas muitas vezes se tornam reféns umas das outras, confundindo graça e amor com obrigação de sempre agradar o outro, nunca incomodá-lo, falar só o que ele quer ouvir. Mas isso não é amor, amor é falar a verdade, é falar que o caminho pelo qual a pessoa está seguindo é um caminho de morte, ainda que ela não goste de ouvir. Um dia alguém fez isso conosco, nós estávamos indo para um buraco, e Deus nos tirou de lá através de alguém, por isso devemos ser radicais e insistir em indicar o caminho para impedir que o outro erre.

As pessoas têm uma mentalidade errada, não querem falar a verdade, mas a igreja de vencedores fala a verdade porque ama. Se eu já andei algum caminho a sua frente, posso ser usado para impedir que você erre onde eu errei, posso lhe indicar caminhos de sucesso e de bênção, porque alguém um dia já fez isso comigo.

Não criamos nossos filhos de qualquer jeito, não podemos deixá-los fazer o que quiserem. Quem foi que disse que quem ama não confronta, não contraria? Isso é contrário à palavra de Deus.

Você quer andar em um lugar onde não o incomodam? Quer andar em um lugar sem desafios?Sem lutas? Onde ninguém se intromete em sua vida, sem incômodo, porque já basta a pressão da escola e do trabalho? Esse lugar não existe para os vencedores!

Ser alguém espiritual começa no dia em que você escolhe ser um vencedor, sai do nível da superficialidade para entrar no da profundidade; assim, você não vai ser apenas mais um meio da multidão. Será que é desejo de Deus que você viva na mediocridade, na média? Não, Deus tem nos chamado para sermos uma igreja de vencedores. Nós não aceitamos ser igreja para constar. Nós temos uma visão, nós caminhamos em uma direção.

é desprezível o jovem que não segue o caminho do seu mestre, Jesus, que disse: Eu vim para lançar fogo sobre a terra e bem quisera que já estivesse a arder. Lucas 12:49

é impossível seguir Jesus e não lançar “fogo sobre a terra”; nossa vida e nossas palavras são palavras de confronto, estão na contramão do mundo.

Como lemos em Tiago 4:4 “a amizade do mundo é inimiga de Deus.”. Se é amigo do mundo, não é amigo de Deus; se ainda é útil para o mundo, é desprezível para Deus. Jesus foi eliminado pelo mundo porque não era útil para ele.

Jesus também disse que: “quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por causa dele e do evangelho salvá-la-á”. Mc 8:35

Se você quer ser um vencedor, deve aprender a fazer escolhas segundo o padrão de Deus. As decisões que você toma hoje vão determinar o que vai ser da sua vida amanhã. Todos nós temos lutas, todos nós temos problemas. Jesus sabia que havia um preço a pagar, mas não baixou o padrão.

Muitos o abandonaram porque disseram que Ele era radical demais. (Que conversa é essa de comer da sua carne e beber do seu sangue, você está doido? Que conversa é essa de perder a vida?) A Bíblia fala que muita gente abandonou Jesus, e os discípulos chegaram para Ele em determinado momento e falaram: - Jesus, todo mundo já o deixou, você quase foi morto em Jerusalém, e quer voltar lá para morrer? Jesus respondeu: - é isso mesmo, mas fiquem à vontade, se vocês também quiserem ir embora, a porta está aberta. Contudo, Deus me chamou para um lugar, para aquela cruz onde eu terei a vitória, onde é o lugar do vencedor, e é para lá que estou indo.

Se alguém quer andar comigo, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz também e vamos embora, porque nós vamos chegar lá. é preciso que você tenha raízes em Deus, que você cresça com realidade espiritual, cresça em revelação para aprender a lidar com as batalhas, para aprender a andar em um caminho de vitória e não apenas ficar dependendo de domingo após domingo nos cultos da igreja. O Senhor quer levantá-lo a níveis de maturidade em que você possa viver uma vida cristã digna, que valha a pena, que glorifique a Deus.

Um dia todos nós compareceremos diante do tribunal e vamos colocar o nosso coração diante de Deus, vamos apresentar a nossa história diante dDele. Eu e você temos apenas uma oportunidade: esta vida é única, é ímpar. E cada um está fazendo as suas escolhas, tomando as suas decisões, mas esta vida vai passar. A história de todo homem uma hora encerra, naquele dia os livros vão se abrir, e aí o que decidimos será lido, e segundo o que nós fizemos e escolhemos, será a nossa recompensa ou a nossa disciplina.

Mas naquele dia, quando você chegar lá, eu quero que você me olhe com um sorriso e fale: - Pastor, muitas vezes eu já fiquei com raiva de você, mas também já o perdoei muitas, porque depois eu entendi que eu é que estava errado. Hoje eu quero lhe agradecer, porque valeu a pena.

Nosso encargo é edificar jovens que fazem, de fato, diferença onde vivem, no tempo que se chama hoje, jovens que são modelo e padrão, conhecem a Deus por realidade e revelação da Palavra, jovens dos quais há um testemunho.

Se você decidiu ser um vencedor, você tem que ter consciência de uma coisa: o caminho é apertado, o fogo queima, incomoda. Nós temos um compromisso com a verdade.

Na Biblia lemos sobre jovens que conheceram a Deus e fizeram história, como Davi (1Sm 17:33-37). Havia uma guerra e Davi foi lá, querendo enfrentar o inimigo, mas Saul (que era o rei) disse a ele:

- Contra o filisteu não poderás ir para pelejar com ele; pois tu és ainda moço, e ele, guerreiro desde a sua mocidade. (Você é da rede de jovens, Davi, não pode andar nessas batalhas. Você ainda é moço e o diabo é guerreiro desde a mocidade...)

- Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai, quando veio um leão ou um urso e tomou um cordeiro do rebanho, eu saí após ele, e o feri, e livrei o cordeiro da sua boca; levantando-se ele contra mim, agarrei-o pela barba, e o feri, e o matei. O teu servo matou tanto o leão como o urso; este incircunciso filisteu será como um deles, porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo. Disse mais Davi: O Senhor me livrou das garras do leão e das do urso; ele me livrará das mãos deste filisteu.

Então, disse Saul a Davi:

- Vai-te, e o Senhor seja contigo.

E Davi, que era apenas um moço, foi usado por Deus. Se um dia, na história da Igreja, na história de um povo, de uma nação, um moço que tinha algo em Deus se levantou para tirar a afronta, por que o mesmo Deus não pode levantar jovens para tirar a afronta desta nação? Para se posicionarem, para destronarem demônios, para trazerem o reino de Deus sobre o Brasil? Será que Deus mudou? Será que Deus não pode fazer? Pode, Ele fez através de Davi!

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -  - - - - - - - - - - - - - -  -- -  -- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Naor Mendonça Pedroza é casado com Marilia Cristina de Souza Pedroza com quem tem três filhos, Marina, Pedro e Lucas. Pastor desde 1997, Naor Pedroza cursou Engenharia Civil na UCG. Antes de fundar e hoje presidir o trabalho na Rede de Jovens da Videira - Radicais Livres -, Naor trabalhou em uma das maiores redes de casais da Videira em Goiânia e atualmanete exerce a função de superitendente da Vinha Comunicação.   Via Christian Post

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições