Em artigo na Carta Capital, colunista afirma que as igrejas são intolerantes

Jornalista chama pastores de os novos inquisidores

Atualizado: Terça-feira, 28 Fevereiro de 2012 as 9:04

Em recente artigo na revista CartaCapital o jornalista e editor especial da publicação, Maurício Dias, chamou os pregadores das igrejas evangélicas de novos inquisidores.

Para ele "as igrejas, sempre de costas para o futuro, continuam intolerantes às renovações", Dias compara a inquisição da igreja católica com os tempos atuais. No tempo do domínio católico no Ocidente, os contestadores de falsas verdades eram atirados à fogueira, amaldiçoados pela Inquisição, que não dava trégua a supostas heresias.^Nos dias de hoje, impotentes para ditar condenações capitais, os inquisidores ordenam aos fiéis a punição de políticos que defendem propostas dissidentes à doutrina que pregam. O aborto e a defesa da homofobia são os exemplos mais gritantes. E irritantes. Em reação, eles promovem nas eleições a “queima” de votos dos hereges e, com isso, cerceiam a liberdade do eleitor e intimidam os candidatos" escreveu.

No texto Maurício também afirma que a bancada evangélica criou um tribunal de inquisição para o secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho. " Essa réplica tardia e infeliz do Tribunal de Inquisição materializou-se no Congresso, onde foi depor o ministro Gilberto Carvalho, na terça-feira 15 de fevereiro. Carvalho, secretário-geral da Presidência da República, viu-se forçado a expiar publicamente “pecados” cometidos aos olhos da poderosa bancada evangélica, transformada em braço executivo de diversas igrejas religiosas" diz ele.

Concluindo o colunista opina sobre a influência dos evangélicos na política brasileira."Os votos dos evangélicos, arma que usam no processo político, talvez não sejam eleitoralmente decisivos. São muitos, é certo. O suficiente para acuar candidatos em busca de votos. Com eles acuaram Dilma e Serra, na eleição de 2010, e transformaram a competição em espetáculo para exibição de medíocres Torquemadas" finaliza Dias.

veja também