Em declínio acelerado: Universal perde fiéis para outras igrejas

Em declínio acelerado: Universal perde fiéis para outras igrejas

Atualizado: Terça-feira, 16 Agosto de 2011 as 1:55

A Iurd (Igreja Universal do Reino de Deus) se encontra em declínio acelerado e só no período de 2003 a 2009 perdeu 24% do total de seus fiéis. Essa informação --divulgada nesta segunda-feira (15) pela Folha S. Paulo -- foi extraída da POF (Pesquisa de Orçamento Familiar), do IBGE, que entrevistou 56 mil famílias em todo o país.

Trata-se de um dado preliminar porque os mapas completos sobre  as religiões dos brasileiros do Censo 2010 serão divulgados até o final deste ano.

O jornal não divulgou o número absoluto de fiéis da Universal. Mas,  de acordo com estimativa divulgada em abril pelo portal R7, é de pelo menos 8 milhões. R7 está ligado à igreja e sua informação, nesse caso, pode estar comprometida.

A fuga de fiéis da Universal está ocorrendo basicamente por dois motivos. Primeiro: surgimento de dissidências religiosas, além do fortalecimento das já existentes, como a Igreja Mundial, e, segundo, o aumento do número de “evangélicos genéricos”. Os "genéricos" são crentes que não se sentem presos a nenhuma igreja e podem frequentar ao mesmo tempo duas ou mais denominações, incluindo, em alguns casos, a Igreja Católica.

No mesmo período, de acordo com a POF, esses evangélicos aumentaram de 4% para 14%, atingindo quase todas as denominações.

Essa seria uma das explicações pelo fato de a igreja do bispo Edir Macedo estar se expandindo mais fortemente no exterior, em países africanos, por exemplo.

Por Pollyanna Mattos Com informação da Folha de S. Paulo e de Paulo Lopes Weblog

veja também