Em entrevista coletiva, Rick Warren discute de finanças a Olimpíadas

Em entrevista coletiva, Rick Warren discute de finanças a Olimpíadas

Atualizado: Terça-feira, 22 Julho de 2008 as 12

Por Myrian Rosário

Reconhecido como o pastor mais influente da atualidade, o Pr. Rick Warren, autor dos best sellers "Uma Vida Com Propósitos" e "Uma Igreja Com Propósitos", atraiu jornalistas de rádio, televisão, jornal, revista e internet, incluindo veículos seculares, na coletiva de imprensa que aconteceu minutos antes da sua conferência, realizada no último dia 21 de julho, no Credicard Hall, em São Paulo. Saiba a posição de Warren em relação a temas tão distintos quanto finanças, Olimpíadas e igreja.

Propósitos no Brasil

"Eu amo estar de volta ao Brasil. Eu amo churrasco. Sou uma pessoa que come com propósito. Tenho treinado líderes em mais de 160 países e o Brasil é um dos meus favoritos. Estamos planejando essa conferência há alguns anos com três alvos. O primeiro é encorajar os pastores e lideranças de qualquer igreja. O segundo alvo é encorajar a cooperação entre igreja, governo e comércio. E o terceiro é apresentar o plano P.E.A.C.E., que é um acróstico do que queremos fazer: Promover reconciliação, Equipar líderes servos, Ajudar os povos, Cuidar dos enfemos e Educar a próxima geração".

Jogos Olímpicos

"Eu já estive na China muitas vezes. Conheço os líderes do governo chinês. Já fui convidado para jantares com o governo e já participei de discussões sobre essa terra com alguns líderes chinises também na minha igreja. Recentemente, o governo da China concordou em permitir a distribuição de Bíblias durante as Olimpíadas. É a primeira vez que a logomarca dos Jogos Olímpicos será colocada em material religioso. A semana passada li uma matéria sobre a China em que um líder do governo chinês disse que vão distribuir Bíblias para que as pessoas possam aprender a viver com propósitos. Isso me animou bastante".

Finanças

"A pobreza é um tema espiritual e não vai ser resolvido somente visando temas econômicos. A pobreza começa no coração e enquanto não mudarmos o coração todos os planos serão ineficazes. É um ótimo exemplo de como governo, empresas e igreja podem traalhar juntos. Cada um tem que fazer sua parte. As empresas geram empregos. As pessoas precisam de oportunidades e uma das funções do governo é permitir a liberdade para que as empregos sejam gerados. O governo precisa diminuir o número de regulamentações para que novos empregos possam surgir. Nos Estados Unidos a maior parte dos empregos é gerada por milhares de pequenas empresas que sustentam a economia. Mas gerar empregos não é suficiente. A função da igreja é ensinar as pessoas como usar seus recursos com sabedoria, planejar os gastos, a serem generosas ao dar o dízimo, saber investir, gastar e viver com o que ganham. Na minha igreja temos uma equipe que aconselha e ajuda a treinar as pessoas nessa área. No mundo, a maioria gasta mais do que ganha. É um problema espiritual porque compramos uma mentira. O mundo diz que o que eu tenho determina o que eu sou, que podemos comprar nossa felicidade. Mas Jesus ensinou que o valor da nossa vida não é o que nós temos".

Mentores

"É muito importante ter vários mentores diferentes em toda a vida. Ninguém pode ensinar tudo acerca de tudo. Eu tenho sido mentoreado por muitas pessoas ao ler seus livros. Por muito tempo, eu lia um livro por dia. Um líder tem que ser um grande leitor. Eu aprendo sobre liderança com cristãos e não cirstãos, com pessoas que concordam e que não concordam comigo".

Aprendizado

"Eu carrego sempre um livrinho e anoto mil coisas nele em todo lugar onde vou. É importante nunca parar de aprender. Quero que o povo da igreja aprenda a ter uma visão global. O meu maior impacto vem da Bíblia. A Bíblia é a única fonte de verdade perfeita".

Igreja de Cristo

"A igreja cristã é a maior e mais antiga oganização no mundo. É mais velha que todos os ditadores, dura mais que as oposições, tem mais de dois mil anos de idade. O munda conta hoje com 400 mil budistas, 700 mil hindus, um milhão de mulçumanos e 2.3 milhões de cristãos. A igreja é a maior que a China, maior que a Índia e maior do que a China e a Índia juntas. A igreja já era globalizada muito antes do mundo usar o termo globalizado. A igreja fala mais línguas que a Nações Unidas e tem milhões de voluntários. Não é possível melhorar o mundo sem mobilizar essa organização mundial.

Foto: Marcos Correa

veja também