Em fórum, Jovens debatem formas de atuar na sociedade

Em fórum, Jovens debatem formas de atuar na sociedade

Atualizado: Segunda-feira, 24 Janeiro de 2011 as 9:42

Em uma tarde de forte calor na cidade de Niterói (RJ), mais de 200 jovens se reuniram na Igreja Batista da Orla para tomarem parte do primeiro Fórum de Juventude promovido pela Juventude Batista Brasileira, e cujo tema foi “Realidades Juvenis”.

A proposta do evento, segundo o coordenador de Juventude e Sociedade da Juventude Batista Brasileira, pastor Luis Henrique Leão, foi “refletir sobre as múltiplas realidades, diversas demandas e desafiadores problemas sociais que envolvem a juventude brasileira na contemporaneidade”.

E foi justamente isto que os participantes encontraram no fórum, que foi realizado por meio de um debate que contou com a participação de um público muito animado e interessado.

A fala dos participantes destacou a todo momento a necessidade de a igreja  ter uma prática que considere o homem em toda a sua complexidade, nos aspectos espiritual, cultural, política, entre outros.

Uma declaração que evidenciou esta ideia foi a do representante da Rede Fale, o estudante Pedro Grabois: “Jesus transforma não só o indivíduo, mas também as estruturas sociais que estão à sua volta”.

Além disso, foi destacada a necessidade de o jovem cristão não ficar voltado apenas para as atividades eclesiásticas, não considerando os dilemas da sociedade como um todo. “Caso fiquemos dentro do templo, da igreja, vamos fazer muito pouco em termos de missão de Deus no mundo”, afirmou o pastor Reinaldo Junior, representante do movimento Usina 21.

Outro ponto importante foi a possibilidade, cada vez mais crescente, de a igreja atuar na sociedade por meio das estruturas estatais: “Não falta espaço para a igreja evangélica, mas falta conhecimento de que estes espaços estão esperando por nós”, compartilhou a professora Daniela Frozi.

Contudo, o evento não ficou apenas no debate de ideias, mas assumiu um caráter propositivo com a formulação de intenções para a juventude brasileira para o ano de 2011.

veja também