Somos taxativos quando a questão é tempo. Aprendermos a guardar datas: aniversário, casamento, batismo, estaçoes do ano etc.Na infância somos apresentados ao relógio e logo entendemos que vivemos sempre dependendo desse tal tempo. A bíblia fala sobre tempo também.Veja Eclesiastes 3:1-4
1 Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
2 Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou.
3 Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar.
4 Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar.
Perceba que o texto bíblico fala das relações cotidianas do homem com o tempo, com seu tempo.
Existe contudo uma realidade que para nós é inquietante: Estamos presos ao tempo, mas nos relacionamos com um Deus que está fora do tempo, porém decidiu compartilhar de si mesmo com os homens e chamou isso de plenitude dos tempos.
Quero falar sobre a plenitude dos tempos. Leia Gálatas 4:1-5
1 Digo, pois, que todo o tempo que o herdeiro é menino em nada difere do servo, ainda que seja senhor de tudo.
2 Mas está debaixo de tutores e curadores até ao tempo determinado pelo pai.
3 Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos primeiros rudimentos do mundo.
4 Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,
5 Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.
O tempo torna-se pleno na vida de alguém quando essa pessoa, pelo milagre da fé, chega ao conheicmento do filho de Deus. Plenitude do tempo é receber a dádiva de Deus, Cristo.
O tempo torna-se servo do homen somente se for comparado com a eternidade. Caso contrário, ele sempre será senhor.Cristo entra no tempo e o torna pleno, compartilha sua vida: o reino de Deus. O tempo para Jesus então foi apenas um meio de compartilhar da vida de Deus.
O tempo serve para nos ajudar a desenvolver nossa esperança, nossa fé e é o meio pelo qual aprendemos com Cristo a compartilhar. Hoje é tempo de compartilhar: ter parte, ser parte, tomar parte, tornar-se parte.
Pleniitude do tempo é viver pela fé na obra redentora, obra esta feita antes do tempo, mas eficaz fora e dentro do tempo. Vivemos o tempo de compartilhar da graça de Deus, mas o momento é agora, hoje é o dia que o Senhor já fez. Alegremo-nos nele.
Esperar por um tempo futuro pode ser despedício de vida. Viver apenas de lembranças pode fatigar a alma, resta-nos hoje. Sim, hoje é tempo de compartilhar, hoje é a plenitude do tempo para aqueles que crêem em Cristo.
Gerson Freire é pastor em Belo Horizonte (MG), ministro de louvor e líder no Brasil do projeto americano "Anel de Prata", uma aliança de santidade que propõe a pureza sexual aos jovens, em prol do compromisso com Deus.
Veja entrevista com Gerson Freire
Site:
Blog:
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições