Encontro de ensino reúne oficiais do Estado de SP no Espaço Renascer

Encontro de ensino reúne oficiais do Estado de SP no Espaço Renascer

Atualizado: Quarta-feira, 12 Agosto de 2009 as 12

Professores e coordenadores do ministério de ensino de todo o Estado de São Paulo se reuniram no último sábado, dia 8 de agosto, no Espaço Renascer, para conhecer e debater as diretrizes do ministério para este segundo semestre de 2009. A reunião foi marcada pela ministração dos bispos José Bruno e Betão e da bispa Amanda Baldoni.

O encontro foi aberto pela manhã pelo bispo José Bruno que falou sobre como é possível dar uma "aula apostólica". Ele explicou que, para que o aluno assimile melhor os conhecimentos, é preciso que a aula tenha um conceito apresentado de forma simples e objetiva. "O conceito define o tema, produz entendimento e gera aprendizado", disse o bispo.

Ele disse ainda que a aula apostólica deve ser baseada em fundamentos bíblicos e espirituais e deve ter exemplos, trazendo o tema tratado para a realidade do aluno. "É preciso esclarecer as coisas de forma abrangente para impedir que o diabo entre com conceitos errados. Os exemplos também são muito importantes, pois tornam a aula possível de ser vivida", afirmou.

O bispo também falou dos diferenciais que um formador apostólico deve usar em sua aula: unção, que é a capacitação sobrenatural de Deus, habilitação, que é o exercício desta unção, e a Palavra profética.

No período da tarde, a bispa Amanda Baldoni, coordenadora do Ensino, apresentou algumas novidades e diretrizes do ministério para o segundo semestre: a publicação dos materiais didáticos (apostilas de aspirantes, diáconos, presbitérios e pastores) e dos livros com o conteúdo completo das ceias de oficiais de 2003 a 2008, a estrutura dos cursos e a padronização do ensino que será adotada em todas as regionais.

Para encerrar, o bispo Betão falou sobre "estratégias apostólicas" para ser um bom professor. Ele explicou que, para alcançar bons resultados em aula, é preciso desenvolver cinco pontos: visão, objetivo, indicadores (que são o potencial do professor), metas e estabelecer uma ação.

"Você é aquilo que você enxerga. Temos um diferencial na nossa visão, na comunicação, na nossa linguagem. Nossa palavra é formadora, temos as respostas, pois estamos debaixo de uma palavra liberada", disse o bispo.

O bispo Betão apresentou ainda um novo programa de ensino à distância que já está disponível pelo site www.unironline.com.br . Por meio dele, as pessoas que quiserem poderão se inscrever e terminar o 2º grau em apenas cinco meses. "Isso representa um grande avanço e um resgate para o povo de Deus", afirmou o bispo.

veja também