“Entreguei meu caminho ao Senhor”, diz ex-travesti ao celebrar vida com esposa e filhas

Tiago Leite voltou a conversar com o Guiame e falou mais sobre o seu impactante testemunho de conversão e sua vida em família.

fonte: Guiame, por João Neto

Atualizado: Terça-feira, 25 Agosto de 2020 as 12:33

Tiago Leite (à esquerda) está casado há cerca de 5 anos com Aldeneide (à direita), com quem tem duas filhas. (Imagem: Guiame)
Tiago Leite (à esquerda) está casado há cerca de 5 anos com Aldeneide (à direita), com quem tem duas filhas. (Imagem: Guiame)

Na última segunda-feira (24), o Guiame conversou com o casal Tiago Leite e sua Aldeneide Bernardo, que compartilharam mais sobre o impactante testemunho de transformação que pregam sempre que têm oportunidade.

Tiago viveu como homossexual (travesti) por cerca de 18 anos e há 7 deixou a homossexualidade, após se entregar a Jesus. Hoje casado e pai de duas filhas, ele afirma com convicção que a decisão de ouvir e seguir a voz de Deus foi a melhor de sua vida.

Ao comentar alguns fatores que influenciaram sua homossexualidade, Tiago explicou que a ausência de seu pai na infância contribuíram para que ele tomasse esse caminho.

“Teve muita traição no casamento do meu pai com a minha mãe, desde o princípio. Creio que aí já gerou uma maldição. Depois disso, a minha mãe se casou [novamente], meu pai foi embora e teve aquela ausência paterna muito grande. Ela se casou com outra pessoa, mas não tinha intimidade nenhuma, nem carinho ou afeto”, disse.

“A gente sabe que muitas vezes há homens que não são pais de sangue, são padrastos, um tio, um avô, mas representam uma figura paterna. Eu não tive isso”, acrescentou. “Meu pai foi sempre ausente, mesmo estando dentro de casa”.

Tiago reforçou a importância de que os pais sejam presentes na criação de seus filhos, porque isso tem grande peso no futuro deles, assim como as mães.

“A figura paterna define. Então, quando não tem a presença paterna fica uma lacuna. Tanto para a menina, como para o menino, é muito difícil. A chance de direcionar para esse lado [homossexualidade], é muito grande”, alertou. “Hoje eu sou pai e tento fazer tudo diferente”.

Além da ausência paterna, Tiago também sofreu abusos durante muitos anos na infância e adolescência. Com isso, acabou descobrindo a sexualidade - dele próprio e de outras pessoas - de uma forma distorcida e precoce.

Por medo das ameaças feitas por seus abusadores - seus próprios parentes - a ele, Tiago passou anos escondendo isso de sua própria mãe e acabou só compartilhando com ela após se converter e abandonar a homossexualidade.

Vazio do tamanho de Deus

Tiago acabou se tornando travesti ainda na adolescência e era bastante elogiado por sua aparência, mas apesar do “status” alcançando, ainda sentia-se infeliz.

“Eu tinha muita vontade de formar uma família e sentia um vazio, que agora eu entendo que era o vazio de não ter Jesus. Você procura preencher de tantas outras formas, mas nunca encontra”, explicou. “Também tive muitas decepções com relacionamentos, amizades e tantas outras coisas. A gente tenta preencher com bebidas, drogas, amizades, tantos outros parceiros, e nunca se sente completo”.

Tocado pela história de José do Egito

Tiago contou que mesmo estando na prática da homossexualidade, sempre gostou de assistir a filmes e até desenhos bíblicos, em razão da formação católica que teve em sua infância. Com isso, ao saber da minissérie bíblica “José do Egito” passou a acompanhá-la na TV.

“Eu estava passando por um momento meio triste com relação a amizades e também de relacionamento. Então, uma menina que trabalhava no meu salão disse: ‘Tiago, vai começar uma minissérie tão boa na Record, José do Egito, assiste que você vai gostar’”, contou ele. “Eu sempre gostei de filmes bíblicos, das histórias de Jesus e gostava de assistir aqueles desenhos bíblicos e me emocionava muito. Então, comecei a assistir à minisérie do José do Egito e me apeguei”.

Ele contou que a série o tocou profundamente e o levou a se questionar sobre coisas de sua vida.

“Fui vendo o preço do pecado, como Deus pode exaltar a gente quando a gente é fiel a Ele. As escamas foram caindo dos meus olhos através dessa minissérie. Fui muito impactado e perguntava: será que Deus é capaz de transformar a minha vida assim como transformou a vida desse homem? Foi aí que tudo aconteceu”, explicou.

À esquerda, Thiago Leite ainda no tempo em que era travesti. Á direita, após sua conversão. (Imagem: Guiame)

“Hoje é o dia da tua morte”

Se aproximando dos últimos capítulos da minissérie, Tiago teve uma experiência sobrenatural, que o impactou grandemente. Em seu relato ao vivo, ele contou que naquela noite, ouviu uma voz que lhe disse: “Hoje é o dia da tua morte”.

Inicialmente, o cabeleireiro sentiu medo, porém entendeu que aquela morte não era meramente física, mas sim a morte de sua carne para o renascimento espiritual.

Tiago cortou seus longos cabelos sozinho em casa e até tomou a medida desesperada de tirar as próteses de silicone.

“Não aconselho isso para ninguém, mas foi um ato de desespero, de não querer mais aquilo para mim. Mas creio que o Espírito Santo estava ali e operou esse milagre. Depois que eu tirei as duas próteses, houve uma paz muito grande no meu quarto”, relatou.

Recomeço

Após se converter, Tiago começou a orar, pedindo que Deus o ajudasse a encontrar uma boa esposa. Suas orações foram incansáveis, até que acabou conhecendo Aldeneide.

“Uma amiga do meu trabalho me contou a história dele, de como ele tinha se convertido. Aquela história me impactou como acontece com todos que ouvem esse testemunho”.

Desde então, Aldeneide passou a sentir uma necessidade de orar por Tiago.

“Eu não conseguia dormir sem orar por ele. Eu nunca tinha visto foto, nem nada dele, mas todas as noites orava por ele e sabia que alguma coisa ia acontecer”, contou ela.

No início do namoro, Tiago ainda estava tímido, pois nunca havia namorado uma moça antes.

“Ele ficava com vergonha de pegar na minha mão”, contou Aldeneide.

“Foi como uma desconstrução [de um passado] e eu estava reconstruindo uma casa”, completou Tiago.

Thiago Leite na época do começo de seu namoro com Aldeneide Bernardo. (Foto: Arquivo Pessoal)

Formando uma família

Hoje, Tiago e Aldeneide estão prestes a completar 5 anos de casados e celebram a vida que têm como família, junto às duas filhas pequenas.

Ao fazer uma retrospectiva de sua vida, Tiago resume sua grande transformação e o fato de ter enfim encontrado a satisfação que tanto buscava, destacando que deve isso tudo à graça de Deus.

Citando a passagem bíblica de Salmo 37:5, ele explicou o porquê daquele versículo ter marcado tanto sua jornada.

“‘Entrega teu caminho ao Senhor, confia Nele e tudo Ele fará’. Então, foi o que eu fiz: confiei e tantas coisas Ele tem feito e creio que ele vá fazer muito mais. Este é o segredo. Todos nós devemos entregar nosso caminho ao Senhor, confiar Nele e muitas coisas ele vai realizar em nossas vidas. Muitas coisas ainda não conseguimos, porque ainda não O colocamos no devido lugar, que é o primeiro lugar em nossas vidas”, destacou.

Clique no vídeo acima para conferir a live completa.

veja também