Entrevista: Greg Matthews - Diretor do Projeto Minha Esperança na América Latina

Entrevista: Greg Matthews - Diretor do Projeto Minha Esperança na América Latina

Atualizado: Segunda-feira, 15 Dezembro de 2008 as 12

Por Myrian Rosário

Responsável pelo que talvez seja a maior colheita de almas para Cristo no Brasil, nos últimos tempos, o Minha Esperança mobilizou líderes e pastores de norte a sul do Brasil. Nesta entrevista exclusiva ao Portal Guia-me , o Pr. Greg Matthews, diretor do projeto na América Latina, revela que já foram contabilizadas mais de cem mil conversões e que o Dr. Billy Graham dedicou o ano à oração pelo Brasil. Confira!

Guia-me: Que a avaliação pode-se fazer do Minha Esperança Brasil?

Greg Matthews: As igrejas e denominações responderam bem ao projeto.  Contamos com mais de 50.000 igrejas, os cristãos brasileiros estão muito dispostos a compartilhar a Esperança em Jesus Cristo.

Guia-me: Até agora quantas conversões já foram contabilizadas?

Greg Matthews: Em nosso esforço para contabilizar, já obtivemos mais de cem mil conversões registradas em nosso  banco de dados. Nós apenas começamos a registrar e esperamos que este número venha a crescer nos próximos meses. Para os pastores que ainda não se reportaram, favor contatar  o coordenador regional e ele fará a coleta dos envelopes.

Guia-me: Já é possível destacar em que região o projeto foi mais efetivo?

Greg Matthews: Nosso banco de dados irá registrar este tipo de informação. Ainda é cedo para dar esta resposta.

Guia-me: Há notícias de conversões de traficantes, indígenas e muitos adolescentes. O projeto atingiu o seu propósito?

Greg Matthews: Escutamos muitas histórias neste sentido por todo o país. Nosso objetivo é proclamar o evangelho de Jesus Cristo da maneira mais simples possível e que o evangelho seja pregado  em um ambiente que leve a pessoa não só a aceitar a Cristo, mas que ela se sinta amparada nos seus primeiros passos na vida cristã. Nós sabemos que foi isso que aconteceu em todo o Brasil.

Guia-me: Que cuidados especiais os Mateus deverão ter no discipulado de traficantes e indígenas, por exemplo?

Greg Matthews: Cada lar Mateus recebeu material de discipulado "Vivendo em Cristo", que ajudará os crentes a entender a sua fé e crescer nela. A partir daí, eles serão convidados a participar da igreja dos seus anfitriões e aderir ao discipulado, estilo de vida e contexto  do corpo de Cristo local.

Guia-me: Já há números de audiência dos programas?

Greg Matthews: Nós não temos acesso a este tipo de informação da parte da Rede Bandeirantes. Não sabemos qual foi a audiência, mas sabemos que foi imensa

Guia-me: Como foram os Cultos de Colheita?

Greg Matthews:  Nós visitamos alguns cultos da colheita, todos muito bonitos. Em uma das igrejas  da denominação Sara Nossa Terra, um grupo celular estava se encontrando em um salão de hotel há três meses antes da colheita. Foram 30 novos convertidos e assim o número de membros dobrou. São muitas as histórias como essa que soubemos .

Guia-me: Quais devem ser os cuidados que os Mateus devem ter com as pessoas que fizeram sua decisão, a partir de agora?

Greg Matthews:  Como em qualquer igreja, firmando a pessoa na sua fé, ajudando ela a andar com o Senhor Jesus, orar por ela, vencendo os velhos habitos e fazendo novas amizades no corpo de Cristo. Estes são os elementos mais importantes que vemos no crescimento do corpo de Cristo.

Guia-me: Os programas serão reapresentados?

Greg Matthews: Não. Porém, muitos DVDs foram distribuídos entre as igrejas para serem usados em diferentes estratégias de evangelismo.

Guia-me: Até quando a mobilização do escritório da AEBG em São Paulo deve continuar?

Greg Matthews:  Estamos planejando trabalhar até fevereiro do ano que vem coletando cartões de decisões e envelopes.Qualquer pastor que ainda não enviou seus envelopes deve fazê-lo . O site já esta habilitado para receber a colheita (www.minhaesperanca.com.br).

Guia-me:  Quais são os próximos passos do projeto no Brasil?

Greg Matthews: Nós continuaremos  a contabilizar os cartões de decisão e envelopes. No inicio do ano que vem nós estaremos divulgando números a todas as denominações que participaram

Guia-me: Billy Graham já foi informado dos resultados no Brasil? Qual foi a reação dele?

Greg Matthews: Dr. Graham esteve orando pelo Brasil durante todo o tempo desde o ano de 2007. Ele está muito feliz com o que Deus fez.  De todas as cruzadas, a do Rio foi a mais marcante para Dr Graham. Mais de duzentas mil pessoas participaram em uma noite e, se pensarmos melhor, essa foi apenas uma pequena fração da audiência que o ouviu pregar agora, pela Bandeirantes.   

veja também