Escola Bíblica Dominical: educação na Igreja

Escola Bíblica Dominical: educação na Igreja

Atualizado: Quinta-feira, 14 Abril de 2011 as 12:02

A Assembleia de Deus, igreja fundada em solo paraense, caminha para as comemorações de seu centenário em Belém, no Brasil e no mundo. Vários eventos fazem parte da programação oficial das comemorações, dentre eles, a Conferência da Escola Bíblica Dominical (EBD) do Centenário, que tem como tema “Escola Bíblica Dominical – 100 anos cumprindo a sua missão na grande comissão”.

A conferência, que será realizada nos próximos dias 15 e 16, no Templo Central da AD, têm como objetivo dinamizar as ações da EBD, utilizando estratégias pedagógicas e educacionais. “Buscamos a capacitação dos professores e líderes, e para isso vamos nos apropriar de diversos recursos educacionais disponíveis, sem deixar de ser espiritual, e assim motivando a comunhão entre os irmãos”, ressaltou o pastor César Pereira, coordenador do evento.

São esperados três mil professores das Escolas Bíblicas Dominicais da capital paraense, que juntos promovem o ensino religioso para mais de 20 mil pessoas, dentre crianças, jovens e adultos. “Desejamos alcançar todos os lideres que participam como professores em cada classe de Escola Bíblica Dominical de cada templo em Belém nas manhãs de domingo”, afirmou o pastor Samuel Câmara, presidente da Assembleia de Deus em Belém.

Dois momentos compõem a programação da conferência: na sexta (15), às 19h, um culto de abertura, aberto ao público em geral, será celebrado pelo pastor Samuel Câmara. Já no sábado (16), durante a manhã acontecerão duas mesas redondas com temas específicos voltados aos líderes. Na tarde do mesmo dia, o programa se divide em seis oficinas específicas para os inscritos.

EBD – A Escola Bíblica Dominical (EBD) nasceu em 1780 a partir do jornalista, membro da Igreja Episcopal, Robert Raikers, que lecionava às crianças carentes de sua cidade, no sul da Inglaterra, ensino religioso (Bíblia) e secular (matemática, história e inglês) nas manhãs de domingo. Após 100 anos do trabalho iniciado por Raikers, em 1885, a EBD chegava ao Brasil, na cidade de Petrópolis, com os missionários escoceses Robert e Sara Kalley. Na Assembleia de Deus, a EBD se iniciou em 1911, após dois meses de fundação da Igreja.

Origem – A Assembleia de Deus foi criada, em Belém, pelos suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren, em 18 de junho de 1911. Nos anos seguintes, pastores levaram a evangelização para outros estados e países e, hoje, a Igreja é considerada o maior movimento pentecostal do mundo. Segundo dados o Censo 2000, divulgado pelo Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em todo o Brasil são cerca de 10 milhões de assembleianos.

Em 2011, a Igreja celebra o seu Centenário e prepara uma grande programação. Estão previstas celebrações, peças teatrais, apresentações musicais, entre outras iniciativas. O ponto alto das comemorações acontecerá no dia 18 de junho, quando uma marcha reunirá cerca de 200 mil pessoas, de todas as religiões, e será concluída num grande culto com a participação do evangelista Reinhard Bonnke, da missionária Helena Raquel e do pastor Silas Malafaia, além de outros pregadores nacionais e internacionais.

Serviço: Conferência da Escola Bíblica Dominical do Centenário - “Escola Bíblica Dominical – 100 anos cumprindo a sua missão na grande comissão”.

Local: Templo Central da Assembleia de Deus (14 de Março esquina com José Malcher).

Dias: 15/04 – 19h / 16/04 – 8h.

veja também