Escola indígena em Aquidauana - RS recebe nome de pastor

Escola indígena em Aquidauana - RS recebe nome de pastor

Atualizado: Terça-feira, 16 Março de 2010 as 12

No title Ao participar da solenidade de inauguração da Escola Estadual Indígena de Ensino Médio "Pastor Reginaldo Miguel Hoyenoó", na sexta-feira, dia 12, na Aldeia Lagoinha, diversas personalidades indígenas se emocionaram com a homenagem prestada ao líder da Aldeia que deu nome a escola.

Ao discursar, o prefeito Fauzi Suleiman (PMDB) teceu diversos elogios ao líder evangélico que faleceu em 2009. "Ele foi um dos articuladores da criação desta aldeia. Era um homem que inspirava muita sabedoria". Segundo o prefeito, a homenagem é mais do que justa, uma vez que o Pastor Reginaldo "era um líder que deixou um legado de contribuição para a comunidade da Lagoinha".

Uma das filhas do homenageado, a professora Nilza Miguel da Silva, não teve palavras para agradecer a escolha do nome de seu pai para a Escola Estadual. "Para mim é mais do que um orgulho, é uma satisfação ver o nome de meu pai sendo reconhecido por tudo que ele fez por esta comunidade", observou.

A Escola

Com 6 amplas e modernas salas de aula, foram investidos R$ 728 mil na construção da escola "Pastor Reginaldo Miguel" que atenderá mais de 100 alunos do Ensino Médio. Com a mesma arquitetura, o Governo do Estado entrega 7 escolas indígenas em diversas aldeias de Mato Grosso do Sul. Em 2009, foi entregue em Aquidauana, a Escola Estadual Indígena de Ensino Médio "Pascoal Leite Dias", na Aldeia Limão Verde.

De acordo com a secretária de Estado de Educação, Maria Nilene Badeca, até Julho deverá ser entregue mais uma escola com o mesmo padrão na Aldeia Bananal, também em Aquidauana.

Em apenas 3 anos e 3 meses de mandato, o governador André Puccinelli já entregou em torno de 80 quadras cobertas nas escolas da Rede Estadual. Com investimentos em torno de R$ 100 milhões, será entregue a reforma de 190 escolas até o fim deste ano.

veja também