Escritor adventista honrado com medalha de comunicação vitalícia

Escritor adventista honrado com medalha de comunicação vitalícia

Atualizado: Quarta-feira, 11 Novembro de 2009 as 12

Um ex-correspondente para a Igreja Adventista do Sétimo Dia durante a Guerra do Vietnã e dirigente aposentado de comunicações recebeu na semana passada uma Medalha Vitalícia de Realização. Don Roth, repórter, autor e ex-secretário-associado da Igreja Adventista a nível mundial aceitou a medalha durante a convenção anual da Sociedade de Comunicadores Adventistas em 15 a 17 de outubro em Newport Beach, Califórnia.

Durante seus quase 60 anos de experiência profissional, Roth contribuiu significativamente para transmitir notícias da Igreja, tanto para a denominação quanto para a imprensa secular, disseram os organizadores do evento. "Fiquei totalmente surpreso com a medalha, e aprecio o reconhecimento", disse Roth.

Durante a Guerra do Vietnã, Roth foi a fonte primária de notícias adventistas na região, disseram os dirigentes denominacionais. Roth fez cobertura de eventos que abrangeu desde a visita de uma equipe de cirurgia cardíaca da Universidade Loma Linda, até o término do trabalho da Igreja no Vietnã e evacuação final do pessoal.

As relações pessoais de Roth com agências noticiosas dos Estados Unidos estacionadas em Saigon deram-lhe acesso a procedimentos de evacuação quando o Vietnã do Sul caiu para as forças de Hanoi em abril de 1975. Roth pessoalmente ajudou 36 indivíduos a se retirarem com segurança para Guam.

Muito do legado de Roth como um comunicador adventista é o registro de atividades, eventos, notícias e histórias de interesse humano publicados em jornais e boletins que ele editava, comentaram comunicadores da Igreja. O Índice de Periódicos Adventistas alistam mais de 420 artigos publicados sob o seu nome, primariamente na "Adventist Review". Roth escreveu sozinho ou foi co-autor de quatro livros, inclusive uma história de um feiticeiro de Borneo que se converteu ao cristianismo, chamado "Mundahoi", e uma autobiografia intitulada "Chamado Para Servir".

veja também