Esposas de Pastores participam do 1º ConCÍlio da Afam da UNoB

Esposas de Pastores participam do 1º ConCÍlio da Afam da UNoB

Atualizado: Quarta-feira, 13 Outubro de 2010 as 2:21

v “Mais Perto do Coração de Deus” foi como se sentiram as esposas de pastores no 1º Concílio da AFAM - Área Feminina da Associação Ministerial da União Noroeste Brasileira, que aconteceu nos dias 30 de setembro a 03 de outubro. O evento foi coordenado pela líder da AFAM - departamento que atende as esposas dos ministros adventistas - Analu Zahn. As 200 convidadas fazem parte das Associações: Amazônia Ocidental (AAmO), Sul de Rondônia (AsuR), Amazonas Roraima (AAmaR) e Central Amazonas (ACeAm) . Os administradores e departamentais da UNoB e presidentes dos campos estiveram presentes para prestigiar e apoiar o evento.

Os destaques

Durante o encontro muitas surpresas, seguidas de fortes emoções, proporcionaram momentos de comunhão através de sermões, seminários, encenações, orações intercessoras, videoclipes sobre o tema e louvores acompanhados por instrumentos ao vivo. Nos intervalos das reuniões houve dinâmicas, testemunhos e mesa redonda com perguntas e respostas. Foram ministradas preciosas mensagens através das palestrantes especiais, como a terapeuta familiar, Dilene Ebinger, responsável pelas mensagens espirituais, a líder da Afam para toda a América do Sul (DSA), Williane Marroni, a médica ginecologista, Raimunda Guedes, com temas sobre a saúde da mulher e relacionamento conjugal e a cantora Sonete Costa que através das músicas e de seu testemunho tocou o coração da plateia.

Entre as palavras de reflexão ditas por Dilene Ebinger, também esposa de pastor, a realidade, o compromisso e o privilégio de atuar como esposas no ministério pastoral, serviram de incentivos para que este seleto público feminino continue firme no serviço e na missão que Deus lhes concedeu.

Durante toda a programação a história bíblica das irmãs Marta e Maria foi representada através de um cenário épico com contrastes da vida real. O objetivo da peça foi mostrar a importância do chamado que Deus fez a cada mulher para estar sempre próxima de Cristo, e obter forças para enfrentar as mudanças, perdas, ganhos, tristezas e alegrias do ministério.

Outra encenação que chamou a atenção do público foi a da jovem Raquel, uma mulher cheia de sonhos, que foi realizada em quatro atos:  1) Jesus, o doador de sonhos; 2) A dura realidade da vida; 3) Ganhando o Mundo para as tentações;  4) A libertação dos pesados fardos do pecado para alcançar a recompensa celestial.

Santa Ceia

Na madrugada de sábado, às 4h30, as esposas de pastores participaram da solene santa ceia.  Vestidas com roupas da época de Cristo, lavaram os pés em bacias de barro e participaram do ritual da santa ceia em um local propício, onde os discípulos e Jesus foram representados por pastores.

O Pastor Gilmar Zahn, presidente da UNoB, dirigiu a cerimônia, conduziu a distribuição dos pães e do vinho e fez o apelo final, onde as mulheres depuseram seus cântaros de barro sob a mesa principal, representando a disposição em deixar todas as preocupações  deste mundo para seguir confiante no ministério.

Por ter sido este o primeiro concílio da AFAM realizado pela UNoB, a organizadora do evento, Analu Zahn, comentou que foi uma grande realização: “Tudo foi preparado com bastante antecedência pela sua equipe, mas, acima de tudo a mão de Deus dirigiu cada ato para que tudo saísse com perfeição e alcançasse o objetivo final;  cada esposa se sentir mais perto do coração de Deus”.

veja também