Estado americano proíbe propaganda ateísta em ônibus

Estado americano proíbe propaganda ateísta em ônibus

Atualizado: Quinta-feira, 2 Junho de 2011 as 11:24

Localizado no sudoeste dos EUA, a empresa que administra o transporte público do estado de Arkansas recusou um anúncio que dez entidades de ateus pretendem exibir nas laterais de 18 ônibus da cidade de Riverfest. O anúncio, considerado polêmico, perguntava “Você é bom sem Deus?”. Abaixo, em letras menores: “Milhões são”.

Conforme o publicado no Examiner.com , as  entidades ateias, representadas pela ong Central Arkansas CoR, recorreu à Justiça contra a CATA (Central Arkansas Transit Authority) com o argumento de que a estatal afrontou a liberdade de expressão garantida pela Primeira Emenda da Constituição dos Estados Unidos.

Os primeiros “ônibus ateus” surgiram em 2008 na Grã-Bretanha, com a mensagem “Provavelmente Deus não existe. Então parem de se preocupar e aproveitem a vida”. Houve quem protestasse, mas os ateus conseguiram realizá-la. Nos Estados Unidos, a trajetória desses ônibus também sido acidentada.

No Brasil, cuja Constituição assegura a liberdade de expressão, eles nem sequer saíram às ruas. São Paulo, Porto Alegre e Salvador barraram a campanha da Atea (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos) cujos slogans eram “Religião não define caráter” e “Se Deus existe, tudo é permitido”.

Por Pollyanna Mattos

Com informações do Paulopes

veja também