Estátua gigante de Jesus Cristo cria polêmica na Polônia

Estátua gigante de Jesus Cristo cria polêmica na Polônia

Atualizado: Segunda-feira, 1 Novembro de 2010 as 7:52

Uma estátua gigante de Jesus Cristo que está a ser construída na cidade polaca de Swiebodzin está a dividir a sociedade polaca e mesmo entre católicos as opiniões não são consensuais.

Os habitantes reclamam para si o título de 'estátua de Jesus Cristo mais alta do mundo', pois garantem que irá ultrapassar a do Cristo Redentor, no Brasil.

Os apoiantes do projecto, que esta a ser liderado por um padre local, Sylester Zawadzki, esperam que a estátua venha a atrair peregrinos, turismo e a tornar a sua cidade numa segunda Czestochowa, local de peregrinção para os católicos polacos por ser o lugar lendário que é santuário da Virgem Negra.

Porém, nem todos estão orgulhosos e esperançosos, muitas pessoas, inclusive católicos praticantes, defendem que devia ser abandonada.

A preocupação que existe em relação à estátua tem vindo a aumentar ao longo do tempo e, quando uma pedra caiu, ferindo um trabalhador, precisamente no momento em que se colocava a cabeça, vozes se levantaram desde logo a afirmar tratar-se de um sinal do descontentamento de Deus.

Engenheiros e especialistas garantem que as fundações da estátua não são seguras, porque não estão enterradas fundo o suficiente, e asseguram que dentro de 20 anos no máximo se desmoronará.

De acordo com a edição online do The Guardian, o padre que esta por detrás da obra é acusado de pagar salários baixos aos trabalhadores incentivando-os a trabalhar por devoção.

veja também