EUA: Ministério promove congresso de pastores de fala portuguesa

EUA: Ministério promove congresso de pastores de fala portuguesa

Atualizado: Terça-feira, 7 Dezembro de 2010 as 4:08

O Brasileiro Pastor Elias Dantas, presidente do Centro Para Estudos Em Cristianismo Global (Center For Studies In Global Christianity), fala sobre a Conferência para Pastores e Líderes de Fala Portuguesa nos EUA e Canadá que ocorrerá em fevereiro de 2011.  

Em entrevista ao The Christian Post, Elias, que serve também como um dos diretores do Nyack College e Alliance Theological Seminary e é também professor de Estudos Pastorais no Seminário, disse que a conferência almeja reunir líderes de uma região para diálogo, consultas, conferências e iniciativas cristãs comuns.

“O objetivo do evento é o de colocar juntos, em um mesmo local, pastores e líderes de muitas Igrejas nos EUA e Canadá com o alvo de serem encorajados em éreas-chaves do ministério e vida,” disse ele.

Por conhecer e ter muitos amigos na comunidade de fala portuguesa dos dois países, inclusive quatro pastores que aceitaram o convite para estarem no Congresso, o pastor acha que a iniciativa poderia abençoar os pastores, líderes leigos e as Igrejas da mesma fala neste Continente.

“Um grupo de pastores de várias denominações da área de Boston, Connecticut, Nova Jersey e Nova Iorque funciona como grupo executivo coordenador, e a experiência tem sido ótima até aqui,” declarou ele.

O tema escolhido para o Congresso foi “Encorajamento,” que foi devido ao fato de que uma grande parte dos pastores e líderes-chaves das Igrejas locais nos EUA e nos Canadá, encontram-se desencorajados, com dificuldades financeiras e de trabalho dos membros de suas congregações.

“A presente crise financeira no país, aliada às dificuldades imigratórias e ao bom momento da economia brasileira, está levando muitos a retornarem ao Brasil. Como resultado, a grande maioria dos colegas sentem-se desestimulados, e as Igrejas enfraquecem-se,” explicou ele.

Elias acrescenta que há muitas pessoas de fala portuguesa aqui e a grande maioria delas não foi alcançada pelo ministério das Igrejas. Ele tem grande esperança mostrando uma possibilidade missionária aberta por parte das Igrejas, que pela primeira vez, um grande grupo de pessoas são a segunda geração de imigrantes.

“Estes jovens são a melhor ferramenta que temos para construir pontes evangelísticas para alcançarmos as dezenas de milhões de pessoas neste país, que falam inglês, e não estão ligados às Igrejas, nem conhecem o Evangelho. Quem sabe, usando as palavras do livro de Ester, foi para um tempo este que Deus chamou as Igrejas brasileiras a servirem neste país?" enfatizou ele.

“Então, precisamos ser encorajados de dentro para fora para levarmos adiante o ministério recebido do Senhor.”

Quatro palestrantes centrais e outros vários palestrantes que liderarão os workshops cobrirão este tema do “encorajamento.”

O Pastor Márcio Valadão, da Igreja da Lagoinha, falará sobre o tema “Encorajando o coração.” Segundo o Elias, a Igreja da Lagoinha que é considerada a maior Igreja do Brasil, possui mais de 42.000 atendentes frequentando todos os domingos.

O Pastor Jeremias Pereira, muito conhecido dos encontros da SEPAL e Haggai no Brasil, e pastor da Oitava Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte, com mais de 3.000 membros e muito dinâmica, cobrirá o tema “Encorajando o Ministério.” “Aí, entenda-se tanto o ministério pastoral, quanto o ministério leigo dos líderes das igrejas que estarão no encontro,” acrescentou Elias.

O Pastor Paschoal Piragine, que lidera a Primeira Igreja Batista de Curitiba, com mais de 5,000 membros, Igreja com uma grande visão missionária, e um trabalho social transformador reconhecido por todos, estará cobrindo o tema “Encorajando o Caráter e a Integridade.” Elias Dantas explica que “a coisa mais fácil, quando as coisas não vão muito bem, é transgredir nesta área essencial dos nossos valores. Este é um tema crucial e necessário.”

O Pastor Carlito Paes, cuja Igreja talvez seja a que mais cresce percentualmente no Brasil atual, com mais de 6,000 membros, em São José dos Campos, e que tambem é o Diretor para o Brasil do movimento Igrejas com Propósito, do Rick Warren, cobrirá o tema “Encorajando o Discipulado.” “Há muita gente, além da presente membresia das nossas Igrejas, para ser alcançada neste país. Este também será um tema prático e indispensável,” disse ele.

Além dos quatro palestrantes vindos do Brasil, haverá outros 8, que estão servindo nos EUA e Canadá, para liderar workshops.

“Estes colegas foram escolhidos pelo fato de suas Igrejas continuarem crescendo e impactando a comunidade onde servem, apesar da crise. Cada workshop funcionará como um caso de estudo,” explicou ele.

E acrescentou, “Queremos aprender com estes colegas as suas melhores práticas. O que estão fazendo para, com a benção e unção divinas, verem suas Igrejas crescendo e se expandindo, mesmo em tempos como este.”

O Congresso iniciar-se-á na terça-feira, dia 8 de Fevereiro, com um almoço, e terminará na quinta-feira, dia 10, no período da tarde. Para facilitar toda logiística, um grupo planejador, formado por 20 pastores da região, decidiu concentrar as atividades em um hotel, o Holiday Inn, um hotel cinco estrelas, na cidade de Stamford, CT.

“Nossa equipe logística estará provendo transporte dos aeroportos de La Guardia, Kennedy e White Plains (não do aeroporto de Newark), sem nenhum custo adicional para os que vem de fora,” deu ele detalhes.

O evento esperará aproximadamente 450 pessoas, em que 200 já estão inscritos até o momento.

“Esperamos completar o total de inscritos até o final de Dezembro,” disse ele.

Elias Dantas dá suas palavras ao leitores, dizendo “gostaríamos de motivá-los a se inscreverem e virem a estar conosco em Fevereiro. Esta é a oportunidade de ouro para aprendermos uns com os outros, e para nos encorajarmos mutualmente na continuação dos nossos ministérios nesta parte do mundo. Você, leitor, terá, em uma mesma sala, a sabedoria e resultado ministerial de líderes da máxima credibilidade no Brasil, e a experiência e idéias contextualizadas de mais de 400 pastores e líderes das Igrejas aqui nos EUA e Canadá para ouvir, aprender, compartilhar e aplicar em seu ministério. Não espere mais. Faça já a sua inscrição, e junte-se aos muitos que já confirmaram a sua presença em Stamford, entre os dias 8-10 de Fevereiro.”

Todas as inscrições podem ser feitas online, no site www.csgchristianity.org , clicando no link “upcoming events.”  

veja também