Evangélico quer tirar símbolos católicos de prédios públicos paulistas

Evangélico quer tirar símbolos católicos de prédios públicos paulistas

Atualizado: Segunda-feira, 23 Maio de 2011 as 10:14

O deputado estadual evangélico José Bittencourt (PDT), na foto, apresentou projeto de lei que, se aprovado, fará com que os prédios públicos e autarquias do Estado de São Paulo retirem de suas dependências símbolos da Igreja Católica, como o Cristo crucificado.

Bittencourt tem evitado um confronto direito com os católicos com a argumentação de que não tem como objetivo atingir “qualquer ideologia religiosa”, embora nas repartições públicas só haja símbolos da Igreja Católica.

Ele disse que o seu projeto tem “base jurídica” e abrange “tudo que represente religião, credo e crença”.

A verdade é que Bittencourt – que é presidente do Instituto Teológico Betel do ABCD – tem empenhado o seu mandato às causas evangélicas. Em 2009, a Assembleia Legislativa aprovou o seu projeto de lei que institui o Dia da Assembleia de Deus, 18 de junho.

O deputado também conseguiu que a ExpoCristã, que se realiza todo ano em setembro, fosse incluída no Calendário Oficial do Estado de São Paulo.

Trata-se de uma ilegalidade, porque o artigo 19 da Constituição brasileira proíbe o Estado de ter qualquer envolvimento com crenças religiosas, o que inclui a exposição de símbolos nas repartições públicas.

Com informação do Diário do Grande ABC e do site do deputado.

veja também