Evangélicos promovem doação coletiva de sangue em Vila Velha

Evangélicos promovem doação coletiva de sangue em Vila Velha

Atualizado: Segunda-feira, 12 Setembro de 2011 as 9:47

Fiéis da igreja Assembléia de Deus do bairro Vale Encantado, em Vila Velha, no Espírito Santo, realizaram doação coletiva de sangue neste sábado (10).

Cerca de 60 evangélicos compareceram ao Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes) para doar sangue como ação de solidariedade.

Os membros da igreja saíram do bairro de Vale Encantado juntos em um ônibus para chegar ao local da doação. Segundo informações relatadas pelo G1, os doadores se mostraram satisfeitos em ajudar ao próximo.

"Amanhã eu posso precisar de doação também. Hoje eu faço pelos outros e amanhã eu posso receber também", concluiu Reinaldo Vieira, doador e membro da igreja.

Com a chegada do grupo, o hemocentro ficou lotado. "é muito bom o hemocentro ter que resolver questões como trazer funcionários de casa para atender demandas tão bonitas como estas. Uma doação pode salvar vidas", disse Antônio Peçanha, diretor do Hemoes.

A doação de sangue é um gesto de solidariedade, e para isso é preciso ter vontade de ajudar ao próximo, segundo dizem os doadores. Para doar, veja as recomensações abaixo:

- Ter mais de 50kg de massa corpórea; - Ter entre 18 e 65 anos; - Saúde estável; - Não estar em jejum; - Apresentar carteira de identidade no momento da doação; - Nunca ter apresentado doenças como Hepatite, Doença de Chagas, Malária e Sífilis; - Não ter histórico recente de doenças sexualmente transmissíveis (DST); - Não ter o vírus HIV; - Nunca ter compartilhado agulha ou seringa no consumo de drogas.    

veja também