Evangélicos são citados na luta contra a desiguldade social

Evangélicos são citados na luta contra a desiguldade social

Atualizado: Quinta-feira, 25 Fevereiro de 2010 as 12

A vereadora Silvania Barbosa (PTdoB) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Maceió (AL) na manhã desta quinta-feira (25) para fazer uma apelo aos demais vereadores sobre a situação das crianças de rua que vivem na Praça Marechal Deodoro da Fonseca, na ocasião a vereadora sugeriu a criação de uma comissão para buscar alternativas no intuito de mudar a dura realidade destas crianças e jovens que fazem do local o seu lar.

Em seu pronunciamento Silvania relembrou um fato ocorrido durante o último sábado na local, onde um homem armado atirou contra as crianças que estavam na Praça. ''Eu naquela ocasião presenciei uma verdadeira cena de horror onde crianças gritando pedia socorro e eu aqui vendo da janela sem poder fazer nada. Não podemos ficar parado diante desta realidade peço a ajuda de todos para acharmos uma alternativa para solucionar este problema'', ressaltou a vereadora.

Silvania Barbosa sugeriu ainda que a Comissão buscasse o apoio da desembargadora Elisabeth Carvalho, presidente do Tribunal de Justiça, para que junto com o Poder Legislativo Municipal levante a bandeira em prol destas crianças. ''É importante destacar que esta ação precisa da ajuda de todos, principalmente dos poderes públicos e dos conselhos tutelares. A maioria dessas crianças tem casa, e por diversos fatores preferem a rua e é justamente nesses pontos é que precisamos atacar''.

O pronunciamento da vereadora contou com o apoio de todos os vereadores presente a sessão, o primeiro vereador a destacar a importância da ação foi o vereador João Luiz (DEM) o qual destacou a importância de projetos esportivos para tirar as crianças das ruas. ''Como vereador sei que precisamos fazer algo urgente, mas como igreja já estou nessa luta há anos. Hoje temos 200 crianças, que vivem nas áreas de riscos de violência inseridos em programas esportivos como judô. Também temos 34 times onde jovens evangélicos convivem com dependentes químicos com o objetivo de conquistar esses jovens para saírem das drogas'', destacou João Luiz reforçando que se cada um fizer sua parte esta realidade mudará.

O vereador Marcelo Gouveia (PRB), aproveitou a ocasião para destacar o Programa Mulheres da Paz desenvolvido pelo Pronasci, que no dia de hoje em Maceió capacita 300 mulheres para serem mediadoras da paz atuando no enfrentamento da violência nos bairros do Jacintinho, Vergel e Benedito Bentes. ''Acredito que este projeto será de grande ajuda neste quesito de incluir essas crianças de volta ao convívio familiar, mas é bom destacar que não basta levar a crianças para sua casa e preciso assim como falou o vereador João Luiz desenvolver projetos educacionais, culturais e esportivos para resgatar essas crianças.

A vereadora Heloisa Helena (PSOL) integrante da Comissão Permanente da Comissão e do Adolescente da Casa também se mostrou favorável ao debate do tema e relembrou que a Comissão fez uma emenda ao orçamento municipal de 2010 onde se destina R$ 3,5 milhões para ações em prol de crianças, jovens e adolescentes.

Heloisa sugeriu ainda que o Município utilizasse o recurso de mais de R$ 1 milhão devolvido pela Câmara Municipal de Maceió em prol de ações para atender crianças e adolescentes que vivem nas ruas de Maceió.

A vereadora Fátima Santiago (PP) também se mostrou sensível ao apela da vereadora Silvania Barbosa e em seu pronunciamento destacou a implantação através do Governo Municipal do Centro de Recuperação de dependentes químicos. A vereadora destacou ainda um projeto de sua autoria que encontra-se na Procuradoria do Município o qual prevê a destinação de um percentual de vagas de trabalhos, em empresas contratadas pelo o Município, para jovens recuperados da dependência química. ''Esse projeto é muito importante, pois nos unimos recuperamos os jovens, mas quando ele volta para casa, fica excluído do mercado de trabalho e é este fator que muitas vezes os leva ao voltar ao mundo das drogas'', finalizou Fátima Santiago.

veja também