O Observatório do Pluralismo Religioso da Espanha divulgou uma atualização dos dados sobre os locais de culto e identificação religiosa da população espanhola, segundo as estatísticas publicadas pelo Centro de Pesquisas Sociológicas (CIS).
De acordo com o relatório de afiliação religiosa do CIS, 1,96% da população da Espanha, formada por 46,94 milhões de pessoas, se identifica como protestante ou evangélica. Nos últimos 20 anos, esse grupo se multiplicou por oito, sendo a denominação com maior crescimento percentual.
O aumento é significativo quando comparado à religião majoritária, o catolicismo romano, que no mesmo período passou de 83,7% para 64,8%, uma perda de quase 20 pontos percentuais.
No entanto, a “confissão” que mais cresceu é a dos que não se identificam com nenhuma religião, passando de 10,25% para 28,6% em apenas 20 anos — esse percentual inclui os ateus (16,8%) e agnósticos (11,2%).
Além disso, quase 10% dos residentes da Espanha que não nasceram no país se identificam como protestantes. A fé evangélica chega a quase 3% na faixa etária mais jovem, de 18 a 29 anos.
Por sexo, as mulheres são maioria entre os evangélicos na Espanha: 2,84% das mulheres contra 1,22% dos homens que se identificam como evangélicos.
De um modo geral, embora na Espanha a maioria ainda se define como “bastante religiosa” (28%), esse grupo é 8% menor se comparado a 2008, enquanto as pessoas “extremamente não religiosas” (9,6%) e “bastante não religiosas” (18,2%) mostram um forte aumento na última década.
Crescimento de templos
O Observatório utiliza três fontes para coletar dados sobre os locais de culto: o Cadastro de Entidades Religiosas, as pesquisas promovidas pela Fundação Pluralismo e Coexistência e as solicitações das comunidades religiosas para fazerem parte do site do Observatório.
Segundo o levantamento, existem 30.676 locais de culto na Espanha. Destes, 22.997 são paróquias católicas romanas e 7.679 pertencem a outras denominações religiosas.
Os locais de culto evangélicos somam atualmente 4.283, espalhados por toda a Espanha, mas principalmente nas grandes cidades de Madrid e Barcelona.
Anteriormente, os dados sobre locais de culto evangélicos incluíam a Igreja Anglicana e Adventista, mas estas denominações foram retiradas da categoria na atualização mais recente, de modo que o crescimento numérico pode parecer menor.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições