Evento religioso leva Marina Silva à Bahia

Evento religioso leva Marina Silva à Bahia

Atualizado: Terça-feira, 27 Abril de 2010 as 12

A pré-candidata a presidência pelo PV e ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva vai à Bahia no próximo fim de semana para participar de um ato da Assembleia de Deus - denominação evangélica pela qual é convertida desde 1997. O culto acontecerá no próximo dia 3, à noite, no templo da Liberdade, com previsão de atrair cerca de mil pessoas - membros de 400 templos em todo o estado.

A visita, apesar do cunho religioso, servirá também para aproximar o pré-candidato a governador pelo PV, Luiz Bassuma, de um segmento cujo peso eleitoral cresce a cada pleito. Na véspera, Marina Silva prestigia o lançamento das pré-candidaturas de Bassuma e Edson Duarte ao governo e ao Senado, respectivamente.

A união política- religião tem sua razão de ser. Juntas, todas as religiões evangélicas representam cerca de 25% do eleitoral do país, conforme levantamento do Instituto Datafolha. Dentre elas, a Universal e a Assembleia de Deus.  Em 2008, a eleição de Salvador teve no segundo turno dois candidatos evangélicos - o prefeito João Henrique (PMDB) e o deputado federal Walter Pinheiro (PT), um dos nomes favoritos para a vaga de senador na chapa de Wagner.

Coincidentemente, assim como Marina Silva na eleição federal, Bassuma é o único pré-candidato a governador com filiação religiosa. Espírita, o concorrente do PV assegura que vai manter diálogo com todas as expressões de fé. Na semana passada, visitou o arcebispo primaz do Brasil, dom Geraldo Magela Agnelo.

O pré-candidato procura ainda diálogo com o pastor Batista Átila Brandão, que concorreu ao governo do estado em 2006, pelo PSDC. Na visita à Bahia, Marina participa ainda da reinauguração da sede do partido no Rio Vermelho, e de encontro com mulheres e jovens do PV. No dia seguinte, ela terá encontros com empresários e estudantes universitários.

Por Adriano Villela

veja também