Ex-Seguidor de Harold Camping confronta o líder durante programa

Ex-Seguidor de Harold Camping confronta o líder durante programa

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:40

Harold Camping, que foi autorizado a manter o seu “Fórum Aberto” aberto na Family Radio, apesar de sua previsão errada, foi confrontado terça-feira por um ex-seguidor que pressionou o pregador de rádio a admitir que é um falso profeta.

Um participante não identificado telefonou para Oakland, na Califórnia, para o programa da Family Radio e partilhou que ele havia gasto milhares de dólares em cartazes, mail-outs e panfletos para alertar sobre o Arrebatamento de 21 de maio, como previsto por Camping.

"Eu não estou zangado com você, não culpo você. Eu fiz isso da minha própria vontade e não é culpa sua. Eu não estou ligando para reclamar sobre isso," esclareceu o autointitulado "May 21ster."

"Mas vou dizer que eu, você, e todos os ‘May 21ístas’ somos falsos profetas, porque dissemos que o Arrebatamento iria ocorrer naquele dia, e não aconteceu. Por isso eu não consigo entender como você ainda está na rádio falando tudo isso porque neste momento ninguém pode acreditar em nada do que você diz ou do que eu digo," disse o interlocutor, que foi interrompido por Camping nesse ponto.

Camping é presidente e cofundador da Family Radio, uma rede de rádios cristãs com cerca de 66 estações nos Estados Unidos. Ele profetizou erroneamente que o Arrebatamento e terremotos em todo o mundo teriam lugar no dia 21 de maio às 18:00, hora local. Quando a sua previsão não se concretizou, ele afirmou publicamente que o Dia do Julgamento veio realmente em 21 de maio - só que espiritualmente, em vez de fisicamente. Em seguida, ele estabeleceu uma nova data para o Arrebatamento e o Fim do Mundo – 21 de outubro de 2011.

Anteriormente, o locutor de rádio e professor autodidata da Bíblia disse que o arrebatamento ocorreria em 21 de maio e que o mundo seria completamente destruído em 21 de outubro.

As pessoas que acreditaram em Camping perderam todas as suas economias, alguns abandonaram seus empregos e, em alguns casos extremos - houve várias pessoas que tentaram suicidar-se antes ou após a data de 21 de maio por causa de sua previsão.

Tal como na sua primeira conferência de imprensa após o 21 de maio dada a 23 de Maio, Camping refutou as acusações de terça-feira que ele estava ensinando falsas mensagens da Bíblia.

Após ter silenciado o participante, Camping chamou a atenção dos ouvintes para Deuteronômio 18:20, para a definição do que é um falso profeta, dizendo que um falso profeta é alguém que presume que o que ele tem ensinado veio de Deus, quando na verdade não veio.

Ele também afirmou que fazia parte do bom plano de Deus que O Dia do Julgamento viesse espiritualmente em 21 de maio ao invés de fisicamente. Se os seguidores tivessem anunciado nos outdoors que o Dia do Julgamento viria espiritualmente, ninguém teria ligado às suas advertências. Mas porque eles disseram que o Dia do Juízo Final viria fisicamente, as pessoas de todo o mundo tomaram conhecimento da mensagem.

"O resultado final é que o mundo inteiro se assustou e ouviu a palavra de Deus ... e o Dia do Julgamento vem justamente a partir da palavra de Deus," disse Camping. "E muitas pessoas, não sabemos quem são ou onde estão, estão agora orando e clamando por misericórdia, porque escutaram atentamente esse aviso. E muitos deles foram salvos."

É de realçar que no programa "Fórum Aberto" de quinta-feira passada, Camping tinha sugerido que como o Dia do Julgamento espiritual já chegou em 21 de maio, poderá ser tarde demais para as pessoas serem salvas após essa data. Ele disse aos seguidores que o seu foco neste momento deve ser "apascentar as ovelhas" ao invés de distribuir panfletos e evangelizar.

Depois de escutar em silêncio a explicação de Camping, o participante insistiu novamente no ponto de eles serem falsos profetas.

"Eu disse às pessoas que o Arrebatamento iria acontecer. O Arrebatamento não aconteceu. Para mim, isso é ser um grande, grande, grande falso profeta," insistiu o participante.

Camping revidou: "Isso é por sua definição. Isso é por sua definição. Esse é o nosso problema, muitas vezes arranjamos definições e idéias que estão fora de nossas próprias mentes, mas Deus nos deu a Bíblia como verdade. Se a sua definição de um falso profeta estivesse correta, não haveria um único pastor no mundo, nem um único em todo o mundo, nem um professor de Bíblia, do qual poderíamos dizer que não é um falso profeta, porque ninguém entende tudo o que Deus colocou na Bíblia."

O persistente participante, no entanto, continuou discutindo com Camping sobre a definição de um falso profeta.

Camping terminou essa chamada dizendo: " Tudo bem. OK. Bem, se você quer ser feliz com isso que você é um falso profeta e que toda a gente em todo o mundo é um falso profeta, então faça isso. Mas isso não é baseado no que a Bíblia ensina. "

Camping, de 89 anos, já tinha feito anteriormente duas previsões erradas do Fim do Mundo, para além da previsão de 21 de maio de 2011, uma em 1988 e a outra em 1994.

Por Ethan Cole

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições