Ex-travesti, Joide Miranda será destaque no Fantástico no próximo domingo

Ex-travesti, Joide Miranda será destaque no Fantástico no próximo domingo

Atualizado: Sexta-feira, 24 Julho de 2009 as 12

O Fantástico, revista eletrônica da Rede Globo, traz neste domingo, 26, uma entrevista com o ex-travesti Joide Miranda, hoje casado com Edna Miranda e missionário da Igreja Batista. O casal mora no bairro Cidade Verde, em Cuiabá.

O missionário, em entrevista ao programa Fantástico, comenta sobre seu caso na matéria que vai tratar da polêmica envolvendo a psicóloga Rozângela Alves Justino, que corre risco de ter o registro profissional cassado pelo Conselho Federal de Psicologia. Ela encara a homossexualidade como um desvio que pode ser tratado. Para isso, oferece terapia para que gays e lésbicas, de maneira voluntária, sejam auxiliados a deixar o comportamento homossexual. Se perder a licença, será a primeira condenação desse tipo no Brasil.

Evangélica, Rozângela diz que algumas pessoas têm atração pelo mesmo sexo "porque foram abusadas na infância e na adolescência e sentiram prazer nisso".

É nesse polêmico debate que entra a história de vida do cuiabano Joide, que iniciou sua vida sexual, como homossexual, aos 12 anos. Aos 15, já estava na prostituição como travesti e, aos 16, mudou-se para São Paulo e, depois, para o Rio de Janeiro. Posteriormente, Joide foi para a Europa, onde morou em vários países. Segundo o missionário, apesar da beleza, glamour e poder conquistados, a infelicidade sentida foi o ponto de partida para refletir sobre sua sexualidade. Ele conta que converteu-se à religião evangélica e teve ajuda da psicoterapia feita com uma profissional em Cuiabá durante três 3 anos. Considera que esse trabalho foi fundamental na sua vida.

"O homossexualismo não é uma doença, por isso não precisa ser tratado como doença. Ser homossexual é uma opção de vida e quando uma pessoa decide não ser mais homossexual pode precisar de um auxílio profissional para resolver conflitos e, no meu caso, traumas de infância", disse o missionário. Edna Miranda afirma que muitas pessoas não acreditam na história de vida do ex-travesti e hoje seu marido. O casal tem percorrido o país para ministrar palestra.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também