ExpoCristã passa a ser evento oficial em São Paulo

ExpoCristã passa a ser evento oficial em São Paulo

Atualizado: Segunda-feira, 8 Setembro de 2008 as 12

Por Claudia Moraes

A ExpoCristã agora faz parte do calendário oficial da cidade de São Paulo, o anúncio foi feito na noite desta segunda-feira, 23 de junho, pelo vereador Carlos Bezerra Jr., autor da Lei 14567, que possibilitou a inclusão; e pelo idealizador da Expo, o empresário Eduardo Berzin Filho; em Sessão Solene na Câmara Municipal de São Paulo.

De acordo com o vereador Carlos Bezerra Jr., na prática, a partir do momento em que a ExpoCristã passa a ser reconhecida como evento oficial, possibilita incentivos fiscais, ou seja, a prefeitura poderá colaborar com a ampliação, a melhoria na estrutura e investimentos financeiros. Bezerra Jr. conclui que é mais uma forma de difundir os valores evangélicos em São Paulo.

Ainda conforme o vereador, o que o motivou à idealização desta Lei foi a contribuição da cultura evangélica para o município. "Hoje, sem dúvida nenhuma, a ExpoCristã é o maior evento na cidade, talvez no país, de difusão e de valorização da cultura evangélica. Seja através da literatura, do teatro, da música, do espetáculo e da própria pregação do evangelho". Bezerra Jr. enfatiza também que a feira promove a literatura, conseqüentemente, melhora o hábito de leitura e aumenta o nível de educação.

O idealizador da Expo, o empresário Eduardo Berzin Filho, disse que a impressão de muitas pessoas na primeira edição foi que ele queria mercantilizar, comercializar Jesus, mas não era essa a proposta. Segundo Berzin, a criação da ExpoCristã nasceu da necessidade de comunicação da indústria com as igrejas, como um canal de distribuição próprio dos evangélicos. "A feira veio para fazer essa integração, por isso tem crescido muito. É uma representatividade do meio evangélico que tem se apontado no Brasil como um modelo que tem servido para balizar, inclusive, novas tendências na área de responsabilidade social", analisa o empresário.  

Durante a Sessão Solene, foram homenageados alguns líderes que tem contribuído para o crescimento e desenvolvimento de produtos e serviços para os cristãos. São eles: Ap. Doriel  de Oliveira (Casa da Benção) Pr. José Vieira Rocha (presidente da Convenção Batista do Estado de São Paulo) Pr. Orlando Silva (Igreja O Brasil para Cristo) José Maria Nogueira (Presidente da ANLE - Associação Nacional das Livrarias Evangélicas) André Santos (Fundador da ANLE) Pr. Tércio Freire (RENAS - Rede Evangélica Nacional de Ação Social) Carlos Alberto Quadros Bezerra (Comunidade da Graça) Pr. Lourenço Stelio Rega (diretor da Faculdade Teológica Batista de São Paulo) Edgard Menezes (Professor do Mackenzie) Pr. Enéas Tognini (Presidente da SBB - Sociedade Bíblica do Brasil)

O pastor Enéas Tognini elogiou a ExpoCristã pelo bom trabalho realizado e desejou que continue crescendo numa ascendência sem igual. "[A Expo] é muito importante para propaganda do evangelho. O mundo pensa que ficamos em oração, recolhidos, mas nós estamos para o povo". Tognini também fez jus a homenagem ao afirmar que a SBB já imprimiu 60 milhões de Bíblias. "Conseguimos suprir o mercado interno e externo. Já estamos em 90 países, mandando Bíblias, a nossa gráfica é um colosso. Deus tem abençoado muito e Deus está trabalhando", conclui.

Para o pastor e presidente da Comunidade da Graça, Carlos Alberto Quadros Bezerra (pai do vereador Carlos Bezerra Jr.) a Sessão Solene de reconhecimento da ExpoCristã representa um marco na história do cristianismo evangélico brasileiro. "A ExpoCristã é um instrumento que Deus tem levantado nesses dias para unir cristãos com várias tendências, em termos de serviços no Reino de Deus, para que trabalhem na implantação desse Reino na nossa nação".

O pastor e presidente da Convenção Batista do Estado de São Paulo, José Vieira Rocha, também avaliou a importância da feira: "É uma grande oportunidade de congregar os empresários brasileiros, para os estimular a colocar os seus produtos, com o objetivo de evangelizar e ganhar pessoas para Jesus".

A primeira edição da ExpoCristã foi em 2002. Este ano, acontecerá dos dias 9 a 14 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Em 2007, mais de cem mil pessoas passaram pelo local, 300 expositores participaram com cerca de dez mil itens.

Colaboração: Felipe Pinheiro

Fotos: Claudia Moraes e Felipe Pinheiro  

veja também