“Filho que desonra não prospera”, ensina pastor sobre honrar pai e mãe

O pastor Joel Engel explicou como obedecer ao mandamento bíblico de honrar os pais.

Fonte: Guiame, Luana Novaes e Cássia de OliveiraAtualizado: sexta-feira, 18 de agosto de 2023 às 18:53
Imagem ilustrativa. (Foto: Unsplash Jessica Rockowitz).
Imagem ilustrativa. (Foto: Unsplash Jessica Rockowitz).

O pastor Joel Engel ensinou sobre o mandamento bíblico de honrar pai e mãe, em um culto na última terça-feira (15).

Citando o texto de Efésios 6:2,3, "Honra teu pai e tua mãe", este é o primeiro mandamento com promessa: "para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra", Engel explicou que honrar é o mesmo que agradar.

“Na prática, honrar pai e mãe é tratá-los diferente dos demais”, afirmou ele. E exemplificou: “Se todos estão sentados e seus pais chegam, levante e ofereça o melhor lugar a eles. Na mesa, os pais sempre têm o seu lugar. Ninguém fala antes do pai e quando ele está ensinando”.

Segundo o pastor, o filho não deve repreender o pai. “Na Bíblia não vemos o conceito de confrontar o pai. Nenhum filho deve estar em uma posição de repreender e corrigir o pai, dizendo o que ele deve fazer”, ponderou.

E acrescentou: “Um filho jamais se iguala ao pai. Pode até saber mais que o pai, mas nunca o coloca numa situação em que ele se sente desprezado ou menor que você”.

Peso de honra

A palavra honra – do hebraico “kavod” – significa peso, designando a presença manifesta do Senhor no meio do seu povo, conforme Joel.

Os pais receberam uma posição de honra de Deus e, por isso, merecem ser honrados. 

“Toda pessoa que alcança um nível de honra, alcança um nível de glória. Seus pais têm um peso de honra e glória. Sem eles, você não existiria e não seria o que você é. O peso de glória é o quanto aquela pessoa é importante para você”, explicou o pastor.

A desonra de Adão e Eva

Lembrando que honrar é considerar uma pessoas mais importante que outras, Joel observou que o pecado de Adão e Eva foi desonrar a Deus ao ignorar sua Palavra.

“Eva colocou a serpente no mesmo nível de Deus. Adão ouviu sua mulher e a colocou no mesmo nível de Deus. Eles ouviram a serpente. Eles sonegaram a honra ao colocar Deus na mesma altura que a serpente”, observou.

O líder afirmou que a desonra começou com Satanás. “O primeiro filho da desonra foi lúcifer. Satanás é o discipulador de todas as pessoas que desonram”, comentou.

Promessa de vida longa

Engel pondera que o dever do cristão é obedecer a Deus em primeiro lugar. “O peso de honra que Deus tem é infinitamente maior do que qualquer coisa que nossos pais naturais têm. Por isso, Deus deve ser sempre colocado em primeiro lugar”, declarou.

“Se nossos pais nos derem uma ordem que vai contra Deus, o filho pode desobedecer. A bíblia não diz obedeça pai e mãe, mas honra pai e mãe”, assegurou.

Joel Engel ainda lembrou que quem honra pai e mãe possui a promessa de uma vida longa  e próspera.

“Honrar pai e mãe traz bênçãos. Longos anos de vida. Deus não promete apenas uma longa vida na terra, mas que tudo correrá bem nesse tempo de vida”, destacou.

E alertou: “A pessoa que honra será bem sucedida, mas a pessoa que desonra não prospera. Faça um exercício e pergunte: ‘Senhor, onde eu tenho desonrado? Onde eu tenho sonegado a honra?’”.

Veja a pregação completa:

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições