Filosofia e Teologia no Séc.XXI

Filosofia e Teologia no Séc.XXI

Atualizado: Quarta-feira, 30 Março de 2011 as 11:22

Filosofia e Teologia no Século XXI é simplesmente o mais revolucionário livro sobre o pensamento cristão dos últimos tempos. Túlio Jansey é um jovem que tem devotado sua vida à reflexão bíblica e à compreensão das diversas correntes de pensamento que têm orientado o desenvolvimento da igreja cristã no Ocidente. Nosso teólogo maior, Dr. Russell Shedd, ao ler os originais da obra de Túlio, ficou positivamente surpreso com a visão histórica e sabedoria filosófica que o Senhor permitiu ao jovem escritor nordestino para preparar obra de tal envergadura teológica.

Caro leitor, você sabe de onde surgiram as idéias neo-pentecostais? O irmão saberia explicar qual corrente de pensamento básico (filosofia) está por trás do “Sistema G12” tão divulgado no Brasil por servos do Senhor como Valnice Milhomes e outros? E o irmão saberia explicar qual é a linha de raciocínio que motiva a Igreja Universal do Reino de Deus? E os ideais e modus operandi presbiterianos, de onde vêm? Essas e uma infinidade de respostas sobre a nossa teologia e eclesiologia você vai encontrar nas 296 páginas dessa obra excepcional, escrita em meio ao sofrimento e regada a oração. E para aqueles que acham que estamos em plena “pós-modernidade” uma surpresa! Vivemos sim na contemporaneidade e já deixamos a pós-modernidade para trás. Qual a importância dessa fato? A história! Pastores, professores, obreiros, missionários e educadores em geral precisam ser bem informados sobre os tempos históricos – com seus costumes e realidades psicosociais – e, muito especialmente sobre os dias em que vivemos. Isso porque não há moda sem filosofia e não há comportamento que não tenha por trás de si um conjunto de idéias bem definido, que norteia a maneira de agir, viver e sonhar de um povo e das nações.

A União Européia, a ALCA, a globalização, uma moeda única, as guerras recentes, o conflito entre judeus e árabes, as seitas radicais islâmicas, a militarização da Ásia e da Rússia, novas doenças e avanços na engenharia genética, nenhum desses fatos ocorrem por acaso, todos são fruto de correntes filosóficas. O mesmo acontece com a Igreja em todo o mundo. As idéias teológicas, depois de assimiladas por líderes e personalidades cristãs de projeção mundial, acabam desaguando nas milhares de comunidades evangélicas e católicas em todo o mundo e se transformando em doutrinas.

O autor, depois de explicar em detalhes, cada uma dessas correntes de pensamento, lança um desafio final: Temos que voltar à Palavra de Deus, temos que viver de acordo com os padrões simples e verdadeiros registrados por Deus na Bíblia para nossa orientação e santificação. Como diz o Dr. Shedd: “Aquele que não se estriba da Palavra, tropeça e pode cair, correndo risco de vida”. Peça agora mesmo seu exemplar de “Filosofia e Teolgia no Século XXI” e prepare-se para um novo tempo em sua vida com Cristo! A seguir, publicamos uma parte do prefácio escrito pelo Dr. Russell P. Shedd para essa obra singular do Pr. Túlio Jansey, que é o atual presidente da Igreja Puritana em João Pessoa / Paraíba:

O livro “Teologia e Filosofia no Século XXI" que o prezado leitor tem em mãos não se compara facilmente com qualquer outro livro que jamais li. Confesso humildemente que ao aceitar a incumbência de prefaciar esta obra inédita, não imaginava a dificuldade que teria de sintetizar tanta informação e reflexão sobre a filosofia e teologia, sobre movimentos e posturas. Manusear um livro assim pode espantar qualquer curioso que pensa que Sócrates foi um jogador de futebol e "Logos" é apenas uma marca de automóvel. Mas aquele estudioso que aceita o desafio de buscar algum conhecimento do pensamento que rege as renomadas escolas do Ocidente, encontrará neste tomo bem mais informação do que esperava.

O Pr. Túlio Jansey Coelho de França é autodidata no sentido clássico da palavra. Ele desenvolve temas interessantíssimos, tais como a origem da religiosidade. Perguntas fundamentais pedem respostas. "Quem sou?" "Donde vim?" "Para onde vou?" "Por que existe alguma coisa?" são apenas umas poucas indagações que todo pensador levanta. A filosofia surgiu na Grécia. Questionou a mitologia. Tentou, por meio do raciocínio explicar o mundo visível. A figura mais notável foi Sócrates que desafiou seus contemporâneos com a conhecida frase, "Conheça a ti mesmo!". Seguido por Platão e Aristóteles, a corrente de pensamento enraizado na reflexão humana, à parte da revelação divina, foi lançada para o mundo. Surgem movimentos que aparecem no livro de Atos, tais como os Estóicos e Epicurianos.

Os Céticos acrescentam sua postura com Aquele questionamento investigativo. Será que o que penso corresponde a verdade? O autor traça as posições de teólogos famosos (exemplo Agostinho, cuja obra CONFISSÕES, será em breve lançada pela editora Abba Press)e outros menos conhecidos. Filósofos renomados como Descartes, Kant, Hegel, sempre apresentados com o cerne do seu pensamento e sua influência sobre o pensamento humano e teológico. Muitos outros nomes aparecem nestas páginas que nunca são comentados nos jornais e revistas, enquanto os que marcaram profundamente a história como Nietzsche e Kierkegaard recebem análises esclarecedoras. Teólogos modernos tais como R. Bultmann, Paulo Tillich e suas raízes em Schleiermacher ganham espaço também.

O autor se sente bem em casa discorrendo sobre o modernismo, pós-modernismo, e o neo-modernismo. Elogios para K. Barth e J. Moltmann podem surpreender alguns, mas em geral encontramos críticas à teologia contemporânea. "Retira-se a filosofia e nada sobra da Teologia!" seguramente surpreenderá os professores de Filosofia e Teologia nos seminários brasileiros. A Nova Era, G-12 e maldições não impressionam bem o Pr. Túlio.O Neo-Pentecostalismo parece demais ao Espiritismo. A Neo-Reforma precisa deixar de apenas repetir frases e doutrinas; o cristianismo requer vivência dos dois mandamentos centrais. Não acredito que qualquer leitor que lê com cuidado este livro deixará de aproveitar bastante, mesmo que não abrace todas as posições ou endosse todas as afirmações do autor. Para qualquer pessoa que deseja ser bem informado sobre a filosofia e a teologia em geral, e especialmente sobre os estragos que essas disciplinas têm causado, este livro é altamente recomendável. A Deus toda a glória! Russell Shedd  

veja também