Folia cristã: Jovens dispostos a falar do amor de Deus

Folia cristã: Jovens dispostos a falar do amor de Deus

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

"Não preciso de drogas pra cantar, não preciso de álcool pra dançar, a paz que a gente traz nos leva afirmar: prazer sem culpa, só Jesus pode te dar!". O trecho retirado do samba enredo do ministério de jovens Conexão Livre, da Primeira Igreja Batista em São José dos Campos (SP), traduz uma atitude da Igreja no período de carnaval que tem sido compartilhada por tantas outras denominações: o evangelismo. Segundo Marcos Madaleno, líder de jovens do Conexão Livre, "sempre tivemos a opção de nos retirar para acampamentos e ficar alheio a tudo o que acontece no carnaval. O que ainda não tínhamos era uma opção de ficar na cidade e ir em direção aos perdidos para manifestar nossa mensagem de salvação e esperança".

Pensar em carnaval, sem os batuques das escolas de samba, é algo quase incoerente quando se imagina a folia que atrai milhares de estrangeiros e exporta uma imagem sensual do Brasil para o mundo. Entretanto, de acordo com o Salmo 150, os mesmos instrumentos utilizados para ritos e festas pagãs, podem e devem louvar a Deus. Segundo Luana Moraes, líder da bateria da Igreja Bola de Neve, "o Senhor nos deu a estratégia de atrair a atenção das pessoas através do samba, ritmo que faz parte da cultura brasileira. Deus nos deu a oportunidade de transformar o profano em uma grande arma de evangelismo".

Criada em 2006, a bateria do Bola de Neve já é compreendida como um ministério dentro do Igreja. Para o carnaval desse ano, cerca de mil pessoas devem ir às ruas de Santos amparadas por evangelistas e intercessores de outras denominações envolvidas. A programação prevê um arrastão evangelístico na cidade que marchará pela praia do Canal 2 ao Canal 6, proclamando o nome de Jesus. Já nos dias 22 e 23 de fevereiro, a bateria estará em Registro (SP) realizando um Mega Evangelismo. O ponto de encontro será na Igreja Bola de Neve (R. Joaquim Marques Alves, 63).   Evangelismo transformador

"Quão formosos são os pés do que anunciam coisas boas" (Rm 10:15). Ainda que as experiências tanto dos jovens do Conexão Livre quanto da Bateria do Bola de Neve sejam diferentes, ambos desfrutam o mesmo objetivo que é ganhar almas para Jesus. "Só o fato de chegarrmos a um lugar com um grupo cheio de pessoas verdadeiramente alegres, dispostas a compartilhar desta alegria, sem julgamento, mas simplesmente com a mensagem de Jesus, chama a atenção das pessoas", afirma Madaleno que neste ano estará pela segunda vez em São Luiz do Paraitinga falando do amor de Deus numa cidade onde circulam mais de 100 mil pessoas no feriado de carnaval. " No ano passado tivemos experiências marcantes ali e oramos para que neste ano possamos testemunhar mais delas", evidencia o líder.

Motivados não somente no carnaval a levar as boas novas do Evangelho, a bateria do Bola atua em casas de recuperação, orfanatos e febens. No ano de 2008, o ministério experimentou algo que, segundo Luana, foi um "divisor de águas". "Passamos por Lima e Arequipa, onde temos uma igreja Bola de Neve. Ao chegarmos ao país, pensávamos encontrar um povo resistente ao amor de Deus, mas o Senhor já havia nos dado autoridade sobre aquela nação (...) onde passávamos o Espírito Santo operava sinais e maravilhas. Foi tremendo". Luana acrescenta: "Ao voltarmos para Brasil tivemos a notícia de que houve uma grande explosão de Cristo naquele país".  

Carnaval 2008

  De acordo com dados do Ministério da Justiça, na última festa carnavalesca 128 pessoas morreram em meio a 2.396 acidentes de carro. Ao todo, 619 foram presas por porte de drogas e outros crimes nas estradas. Só nas rodovias federais, 855 estabelecimentos foram autuados por venda de bebidas alcoólicas. Os números demonstram que a festa anual precede ironicamente um luto em meio ao período católico (Quaresma) de preparação para a data comemorativa da ressurreição de Cristo. "As campanhas do governo estimulam as pessoas a ingerir álcool e não dirigir depois; a fazer sexo usando preservativos. A opção que não é dada é aquela que se pode ser feliz sem tudo isto", reflete Madaleno.

Samba Enredo da Bateria do Bola de Neve

Aleluia...aleluia... celebrando e cantando

ao Senhor vou adorar

aleluia...aleluia... em um trono de glória

Jesus Cristo ali está                                                         2x

Eu te agradeço meu senhor Jesus

que me resgatou, tirou das trevas para luz

hoje faço parte dessa nova geração

corro pra vitória e ao pecado digo não

Visto a armadura e vou ao mundo guerrear,

almas para Cristo com amor eu vou ganhar                   2x 

Dale...dale dale oô

Dale... meu salvador                     2x

Milagres, curas e sinais... só tua glória me satisfaz

ainda que ande no vale da sombra da morte  (ôôô)

tua  luz  resplandece  

nas trevas,

pois o Senhor é o mais forte...

se Deus é por nós, quem será contra nós?

se Deus é por nós, então levante a sua voz  (aleluia)

Leia também:

Bateria evangelística invade um dos carnavais mais tradicionais do Brasil  

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições