Força Jovem de São Paulo visita o Rio

Força Jovem de São Paulo visita o Rio

Atualizado: Segunda-feira, 29 Março de 2010 as 12

A primeira caravana da Força Jovem Brasil (FJB) de São Paulo para o Rio de Janeiro foi marcada por momentos inesquecíveis. Com iniciativa da Record Tryps e a CVC Turismo, a viagem teve início na sexta-feira, 19 de março, à noite, e após 6 horas percorrendo estradas, os jovens paulistanos chegaram à Cidade Maravilhosa. Logo cedo, todos tomaram um café reforçado no hotel, pois as atividades programadas para o dia seriam diversas.

Cerca de 200 jovens em cinco confortáveis ônibus puderam prestigiar a beleza do estado carioca em um tour turístico. Com a ajuda de um guia profissional, todos tiveram um breve conhecimento histórico da cidade como também de suas belezas naturais. O Rio de Janeiro possui cerca de seis milhões de habitantes, sendo que um milhão destes moram na região de Copacabana, um dos bairros que a FJB teve o privilégio de conhecer, além das praias de Ipanema, Leblon, Leme, Praia Vermelha e do famoso Pão de Açúcar.

Após conhecer os pontos turísticos do Rio de Janeiro, os jovens paulistanos se direcionaram ao Coreto do Méier, onde o bispo Edir Macedo começou o sonho de Deus, ou seja, a Igreja Universal. Os jovens puderam ver a simplicidade do lugar e as dificuldades como o barulho dos trens e do trânsito da região, que não o impediram de dar início ao trabalho da IURD. No local, o pastor Jean Madeira, coordenador da Força Jovem Brasil, fez uma oração por todos para que o mesmo espírito desbravador e corajoso do bispo estivesse em cada um daqueles jovens e, com a ajuda de todos, consagrou o óleo dos Mais Valentes.

Em seguida, a caravana se dirigiu até o bairro da Abolição, onde se localiza o primeiro templo da IURD e também no local. Após a visita, todos seguiram para a Catedral Mundial da Fé em Del Castilho.

Ainda durante a tarde, os integrantes da Força Jovem de São Paulo participaram do Frequência Jovem Carioca e, assim, os dois estados se integraram de uma forma espontânea e diferenciada. Foi o que considerou a líder da Força Jovem da região de Vila Isabel, Lucile Ribeiro de Carvalho, 24 anos: ''Acho ótima essa integração, pois nós temos muito para passar para o pessoal de São Paulo e eles a nós. Isto mostra que não há desigualdade ou desunião. Somos todos um só''.

No dia seguinte, todos visitaram a parte interna da Catedral, em seguida, assistiram ao culto das 9h30, ministrado pelo bispo Darlan Ávila, responsável pelo trabalho da IURD no Rio de Janeiro. Durante a reunião, o mesmo chamou os jovens da caravana ao altar e por eles realizou uma oração especial.

Ao término, a juventude paulista visitou o Centro Cultural Jerusalém (CCJ) e conheceu a história de Israel. Depois, todos seguiram para a Central da Força Jovem para conhecer as instalações e todos os voluntários que ajudam a desenvolver o trabalho de comunicação, educação e saúde.

Ao final da caravana, a Força Jovem voltou para São Paulo feliz e tendo a certeza de que esta experiência valeu a pena porque ''ser jovem é nunca deixar de sonhar''.

veja também