Força Jovem do Espírito Santo promove programa "Jovens EmpreendedorES"

Força Jovem do Espírito Santo promove programa "Jovens EmpreendedorES"

Atualizado: Segunda-feira, 2 Agosto de 2010 as 8:34

O grupo Força Jovem do estado do Espírito Santo está promovendo um programa chamado “Jovens EmpreendedorES”, com a finalidade de desenvolver nos jovens participantes o espírito empreendedor, preparando-os para a competitividade do mercado de trabalho.

Os participantes se dividem em dois grupos e são estimulados a desenvolver a criatividade, responsabilidade, liderança e habilidade para trabalhar em equipe durante as competições propostas pelo responsável do Força Jovem do estado e idealizador do projeto, pastor Fabio Freitas.

Após definida a meta da semana, cada grupo tem 5 dias para realizar as tarefas propostas, que envolvem organização de ações sociais, campanhas de saúde e de assistência a moradores de bairros carentes. Durante a competição, eles têm de lidar com a falta de recurso e também com um cronograma apertado, cheio de regras e diretrizes profissionais.

Ao final das tarefas, após as equipes serem avaliadas pelo pastor Fabio e outros conselheiros, o grupo vencedor e os jovens que mais se destacaram durante a competição concorrem a um contrato de trabalho em uma empresa parceira do projeto, além de bolsas de estudos, câmeras fotográficas e computadores.

O eletricista e estudante, Eduardo dos Santos Ferreira, de 17 anos, participa do Força Jovem há 3 meses e reconhece que após exercer as atividades do projeto aprendeu a ter responsabilidades e adquiriu um melhor desempenho profissional. “No projeto nós temos que ter responsabilidade, assim como no trabalho e isso faz com que eu esteja mais preparado, evitando que eu cometa erros no trabalho”, comenta.

Amanda dos Santos Ferreira, de 16 anos, irmã de Eduardo (foto ao lado),  também participa da equipe de empreendedores. Atualmente desempregada, ela conta que trabalhou como auxiliar de escritório antes, mas, somente após os aprendizados adquiridos com as competições, se sente mais preparada para lutar por uma vaga de emprego. “Com as atividades, passei a ser uma pessoa de atitude e criatividade. Com certeza, agora, me sinto mais segura e pronta para novos desafios”, relata.

Os encontros dos jovens acontecem todos os domingos, a partir das 13 horas, na Av. Reta da Penha, 2575, bairro Santa Luiza em Vitória (ES).

Por Cinthia Meibach

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também