Franklin Graham visita o Sudão

Franklin Graham visita o Sudão

Atualizado: Terça-feira, 3 Março de 2009 as 12

O líder Franklin Graham, da organização cristã internacional de ajuda humanitária Samaritan’s Purse, partiu para o Sudão neste sábado para exortar os líderes do país no processo de paz.

O pastor Graham viajou na companhia de equipes de gestores da Samaritan’s Purse e da Associação Evangelista Billy Graham, o ministério fundado por seu pai. As equipes vão procurar novas formas de parceria com o povo do país que enfrenta dificuldades após anos de guerra civil.

A agenda de Graham também prevê um encontro com altos dirigentes do Governo do Sudão cujo intuito é levar uma mensagem de paz. As reuniões terão por base as visitas ao país que aconteceram em 2003 e 2007, quando Graham se reuniu com o presidente al-Bashir para discutir as preocupações dos cristãos sudaneses. Al-Bashir enfrentará na próxima semana um mandado de detenção emitido pelo Tribunal Penal Internacional por crimes contra a humanidade no Darfur.

Franklin Graham apelou para o presidente dos EUA, Barack Obama, para não negligenciar o conflito no Sudão em relação a atual crise econômica.

"Este é um momento crítico para o Sudão. Nos últimos meses os ataques do Governo Sudanês em Darfur envolveram civis", disse Graham. "Apelo ao presidente Obama para não deixar que a crise econômica o distraia de trabalhar com o Sudão para conseguir a plena implementação do Acordo de Paz Global. Retrocessos nesta altura poderiam ter consequências a longo prazo".

Graham juntamente com executivos da Associação Evangelista Billy Graham e da Samaritam’s Purse planejam também viajar para Juba para se encontrarem com o vice-presidente sudanês e com o presidente da região semi-autónoma do sul do país, Salva Kiir.

A reunião acontece há um mês de Kiir ter visitado a sede da Samaritan’s Purse em Boone, nos EUA, para se encontrar com o evangelista e manifestar o seu apreço pelos esforços da organização em trazer alívio ao povo do Sudão, onde a organização tem trabalhado para a construção da paz e ajuda humanitária desde 1993.

A equipe de Graham se encontrará ainda com os funcionários da embaixada norte-americana e pastores em Cartum, e visitará um acampamento para pessoas deslocadas em Darfur.

Além de reimplantar escolas e planos agrícolas, a Samaritan’s Purse tem estado também envolvida na distribuição de comida em larga escala e na reconstrução de igrejas.

veja também