Gary Chapman revela segredos para um casamento bem-sucedido

Gary Chapman revela segredos para um casamento bem-sucedido

Atualizado: Segunda-feira, 11 Julho de 2011 as 11:07

Assim como as sogras, os casamentos são alvos constantes de piadas maldosas, sempre presentes na mente e nas conversas das pessoas. Quando um amigo ou conhecido anuncia que vai se casar, sempre surgem comentários do tipo "você tem certeza?", "ainda dá tempo de desistir". Por que será que o casamento tem esse estigma, essa imagem tão negativa?

O número de pessoas infelizes em seus casamentos é muito grande, ainda maior do que a quantidade de divórcios e separações que efetivamente acontecem. Algumas mulheres e também homens optam por manter um relacionamento fracassado, às vezes recheado de adultério, mesmo sob muito sofrimento, só para manter as aparências diante da sociedade.

Gary Chapman tem dedicado sua vida ao aconselhamento familiar e sabe o quanto um casamento sólido é fundamental para que a família seja bem estruturada e, por consequência, a sociedade tenha uma base mais forte. Seus livros sobre relacionamento já venderam milhões de exemplares em todo mundo, com grande destaque para As cinco linguagens do amor, que ainda hoje, anos após seu lançamento, aparece em listas de títulos mais vendidos.

A proposta de Chapman agora, em O que não me contaram sobre casamento mas que você precisa saber, é preparar noivos e namorados não só para a cerimônia, a festa e a viagem de Lua de mel, mas para o casamento em si. Ele trabalha a questão das expectativas, as diferenças entre os dois, o amor e paixão, perdão, entre tantos outros pontos que podem gerar sérios conflitos no relacionamento, inclusive na área sexual.

"Neste livro, compartilhei com vocês o que gostaria que alguém tivesse me contado antes de eu me casar", afirma o autor, que completa: "Se Karolyn e eu tivéssemos discutido as questões que levantei nestas páginas, nossos primeiros anos de casamento teriam sido muito mais fáceis. Como não discutimos esses assuntos, nosso casamento foi repleto de conflitos, mal-entendidos e frustração".

Além das inúmeras dicas, Chapman incluiu na obra um texto adicional sobre o namoro saudável e alguns exercícios que estimulam o diálogo entre os futuros cônjuges ou recém-casados. O que não me contaram sobre casamento tem chegada prevista para agosto.    

veja também