Gincana em escola adventista arrecadada 11 toneladas de alimentos

Gincana em escola adventista arrecadada 11 toneladas de alimentos

Atualizado: Quinta-feira, 2 Dezembro de 2010 as 8:57

O período de 03 a 18 de novembro foi marcado pelo exercício da solidariedade no Colégio Adventista Marechal Rondon, em Porto Alegre. Como resultado do esforço dos estudantes, 11 toneladas de alimentos não-perecíveis foram arrecadadas e beneficiarão famílias carentes da região no próximo Natal. O projeto da escola faz parte da campanha Mutirão de Natal, abraçada por toda a rede educacional adventista em 2010.

A força solidária dos estudantes do colégio em Porto Alegre foi canalizada por meio de uma gincana. Para Inajara Guerreiro, líder de uma das equipes, o maior desafio foi motivar o grupo: “A gente não sabe o que é passar fome. Por isso tive de motivar a equipe para conseguir o máximo de alimentos possíveis para atender a necessidade das pessoas carentes”, conta.

Os alimentos serão repassados para entidades assistenciais, cujos nomes foram sugeridos pelos membros de cada equipe. Uma das beneficiadas é a Agência de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), agência humanitária internacional com forte atuação também em todo o Estado. No dia 26 de novembro, representantes desta e de outras entidades contempladas prestigiaram no Colégio o encerramento da “Gincana Solidária”.

Camila Menezes, do 1.º ano do Ensino Médio, destaca a união do colégio inteiro em prol do próximo. “Foi muito legal ver a integração das equipes compostas por alunos de todos os níveis. Sem a gincana as turmas eram unidas apenas entre si, separadas dos demais, mas com a gincana houve a união de todo mundo, e isso foi muito legal”, avalia. A estudante Júlia Zardo, que também liderou uma das equipes, resume o seu contentamento em ter participado da atividade social. “Pensar nas pessoas que serão beneficiadas com esta ação foi muito motivador. Mais, inclusive, que ganhar a gincana”, enfatizou.

Educação Solidária - Durante todo o ano letivo, a rede educacional adventista na região Sul do Brasil se envolveu no projeto Educação Solidária e, a partir dele, foram desenvolvidas ações voltadas não só para a arrecadação de alimentos, mas também para projetos de conscientização ambiental e ações pelo fim da violência infanto-juvenil. A atuação no programa Mutirão de Natal compreendeu a última ação sugerida para o projeto escolar em 2010.

Por Márcio Tonetti

veja também