“Há coisas que você faz que atraem a presença de Deus”, diz pastor

Joel Engel usou a história de Rute para ensinar sobre os atributos de Deus.

Fonte: Guiame, Luana NovaesAtualizado: quarta-feira, 20 de abril de 2022 às 13:52
(Foto: Unsplash/Susanna Marsiglia)
(Foto: Unsplash/Susanna Marsiglia)

O pastor Joel Engel usou a história bíblica de Rute para ensinar um princípio: quando você atua como um remidor na vida de outras pessoas, você reflete os atributos de Deus.

“Nós somos como um espelho que reflete a glória de Deus. Se eu colocar um espelho limpo diante de uma lâmpada, ele irá refletir a proporção exata de luz. Mas se eu colocar um espelho sujo diante de uma lâmpada, ele irá refletir apenas algumas frestas”, disse Engel em culto nesta terça-feira (19).

Engel lembra que Jesus Cristo, através de seu sacrifício, foi o remidor de toda a humanidade, mas “nós somos instrumentos de Deus.”

Ele se baseia nisso através da vida de Rute. Ela era uma moabita que se casou com um dos filhos de Noemi, que passou a morar em Moabe devido a um tempo de fome em Israel. Com o passar do tempo, Noemi perdeu o marido e seus dois filhos, ficando apenas com as duas noras.

Desamparada, Noemi resolveu voltar para Israel, insistindo que suas noras ficassem em Moabe. Mas Rute decidiu ir com Noemi. “Estou falando de uma nora querendo acompanhar a sogra sem roupa para trocar, sem comida para levar e sem perspectiva para o futuro”, observa o pastor.

Já em Israel, Rute saiu para colher as espigas que ficaram para trás depois da colheita. O campo para o qual ela foi pertencia a Boaz, que se afeiçoou por ela. Boaz era um parente próximo da família do falecido marido de Noemi e, segundo a lei do levirato, poderia se casar com Rute para receber a herança de sua família.

Sendo assim, Boaz se tornou o “remidor” para com Rute e Noemi. Boaz se casou com Rute, e eles tiveram um filho, Obede, que gerou a Jessé, pai do rei Davi.

Depois de meditar no Livro de Rute, Engel aponta uma importante lição: faça ao próximo o que você quer que seja feito a você. 

“Nosso Deus é amor e quer refletir todo o amor dele através de nós. Quando você ama as pessoas sem esperar nada em troca, o amor de Deus flui através de você”, afirma. “O momento que você é mais parecido com Deus é quando você transmite amor e se torna um remidor, ou seja, provedor”.

Remidores levantados por Deus

O pastor listou 7 virtudes que estão vinculadas aos atributos de Deus: 1. Amor; 2. Justiça e força; 3. Beleza ou formosura de Deus; 4. Coragem e vitória; 5. Brilho ou esplendor; 6. Provisão e 7. Coroa (Kether).

Engel ensina também que Deus encontrou em Rute uma característica de remidora, por sua lealdade a Noemi e ao povo de Israel. “Há coisas que você faz que atraem a presença de Deus. Por causa das atitudes de Rute, ela ficou conhecida no céu”, afirma. “Rute fez mais que sua obrigação e conquistou o coração de Deus.”

O pastor também acredita que Deus levanta remidores como Boaz na vida dos vulneráveis. Ele mesmo vivenciou isso através de sua experiência com crianças na África. “Ali pode estar Noemi, alguém precisando de mim, alguém perto da morte, que não tem casa. É ali que eu devo ajudar. A lei e os profetas se cumprem nisso. Faça a outros o que quer que seja feito a você”, destaca.

Por fim, Engel aponta Jesus como remidor por excelência. “Ele redimiu e pagou a dívida de toda a humanidade. Quando encontramos Jesus, Ele paga as nossas dívidas e perdoa o nosso pecado. Ele nos leva para sua casa e nos dá vestes novas”.

“Entregue sua vida a Jesus e faça o que Rute fez com Boaz. Se você gostaria de chamar atenção do seu remidor, Jesus, deite aos pés Dele”, concluiu.

Veja a pregação completa:

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições