Homem interior e Homem Exterior - Coluna Luiz Roberto e Eleni Maciel

Homem interior e Homem Exterior - Coluna Luiz Roberto e Eleni Maciel

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:30

E disse Deus: "Façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança [...] E criou Deus o homem a sua imagem; a imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou".

Ninguém, a não ser Deus, sabe como de fato nós somos.

Deus é Espírito (João 4:24). Assim, o homem criado à imagem de Deus, possui espírito que tem uma alma (mente) e que habita num corpo, conforme 1ª Tessalonicenses 5:23, isso, o que as pessoas vêem, é apenas o seu exterior.

E, falando do homem exterior, Pedro nos exorta para não gastarmos todo tempo cuidando do exterior, da aparência, de um modo geral. Contudo, somos orientados a tomarmos cuidado, em primeiro lugar, com o homem interior, o homem em suas dimensões espiritual e emocional, para que ele seja adornado com um espírito manso e tranqüilo.

"O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura de vestes, mas o homem encoberto no coração, no incorruptível trajo de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus" - 1 Pedro 3: 3 e 4.

O homem exterior tem necessidades: de ser visto, de ser alimentado, de ser lavado diariamente, de momentos de alegria, de momentos de descanço, de momentos para exercitar-se, de momento de ira ou alegria, de momentos para arrumar-se para ir a algum lugar, de ficar bonitinho, perfumado e arrumadinho, tem momentos que precisa falar e também ouvir etc. Tudo isso é perfeitamente normal.

Se analisarmos, psicologicamente o homem vamos perceber que se faltar algum ou alguns destes "itens", se alguma ou algumas destas necessidades não forem supridas, o homem entra em "parafuso" e começa a ter uma série de distúrbios, que resultam em enfermidades, doenças ou síndromes.

"Por isso, não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia" - 2ª Coríntios 4:16.

O homem exterior, o corpo, vai envelhecendo com o passar do tempo. Kenneth Hagin: "Você, por incrível que pareça, não está ficando mais velho!". As Escrituras não dizem que o homem interior está envelhecendo. Não, meu amado! As escrituras dizem que : 'O interior, contudo, se renova de dia em dia' - 2ª Corintios 4:16. O homem interior é um ser espiritual, é eterno, jamais vamos envelhecer!

Mas veja o que dizem os textos de 2ª Corintios 4:18 e 5:1 "Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas. Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre, este tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus".

Vamos ver algumas das necessidades do homem interior que devem também ser supridas :

- Alimentar-se - "Não vos deixeis levar por doutrinas várias e estranhas; porque bom é que o coração se fortifique com a graça, e não com alimentos, que não trouxeram proveito algum..." Hebreus 13:9 - e "Jesus, porém, lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem" Lucas 4:4.

- Lavar diariamente - "Ser limpo pela Palavra do Senhor, se renovando a cada dia" Romanos 12:2.

- Momentos de alegria - "A alegria do senhor é a nossa força" Neemias 8:10.

- Descançar - Descançar no Senhor Mateus 6:25 e 28; Lucas 12:22 e 26; Efésios 6: 10 a 18.

- Exercitar-se - 1ª Timóteo 4:8.

- Momentos para se arrumar e ficar perfumado - Temos que exalar o aroma de Cristo em todo lugar, não apenas e somente na igreja, 2ª Corintios 2:15.

- Momentos que se precisa falar e também ouvir - Quantas vezes temos orado ao Senhor e aquietado o nosso coração na presença Dele, para ouvir-lhe a Sua mansa voz? Quando oramos, o Pai atende nossas orações Mateus 7: 7 a 11, Jesus também atua nesse sentido, pois é nosso intercessor, a garantia de que seremos atendidos, João 14:13, e o Espírito Santo é quem nos ajuda a orar corretamente, Romanos 8:26.

- Necessidade de ser visto - Quantas vezes fazemos coisas e não nos damos conta de que os olhos do Senhor estão por toda a terra, e vê todas as coisas, inclusive o homem exterior, naquilo que fazemos, que pensamos ou falamos? Hebreus 4:13.

Pois bem, meu amado, F. F. Bosworth disse: "Os cristãos, em sua maioria, alimentam o corpo com três refeições quentes por dia, e seu espírito com um único lanche frio por semana".

Eu diria mais, eu diria que as pessoas de um modo geral, alimentam o corpo com três refeições por dia, mais lanchinhos, cafézinhos, chás, bolachas, balinhas, docinhos e outras guloseimas. E os cristãos, podemos perceber em sua maioria, alimentam seu espírito,com um único lanche frio por semana e olha lá, e depois se perguntam por que estão tão fracos na fé e porque nada acontece do que eles pedem ou oram.

Meu amado, alimente a sua fé todos os dias!

A Palavra de Deus é alimento para o espírito faminto e revigora o cristão com a vida abundante de Deus! É por essa razão que Provérbios 4:21 nos instrui a guardar as palavras de Deus no nosso coração, dando-Lhe, a cada dia, o primeiro lugar em nossa vida.

"Filho meu, atenta para as minhas palavras, as minhas razões inclina o teu ouvido. Não as deixeis apartar-se dos teus olhos; guarda-as no meio do teu coração. Porque são vida para os que as acham e saúde, para o seu corpo" - Provérbios 4.20-22

Alimentar-se da Palavra de Deus é questão de sobrevivência para o cristão. É uma questão Sine Qua Non para o caminhar com o Senhor.

Em amor,

Luiz Roberto e Eleni

Luiz Roberto e Eleni Maciel são diáconos na Igreja Evangélica Verbo da Vida, no bairro do Belém, em São Paulo (SP), liderada pelo pastor Eliezer Rodrigues. São formados pelo Seminário Biblico Verbo da Vida e pelo Centro de Treinamento Bíblico Rhema Brasil.  

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições