Homens da Bíblia: Mateus, de judeu a seguidor de Cristo

Homens da Bíblia: Mateus, de judeu a seguidor de Cristo

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:24

Mateus era um improvável discípulo quando Jesus se aproximou dele e simplesmente ordenou: “Segue-me!” (Mateus 9:9) No mesmo instante, ele deixou o trabalho e começo a segui-Lo.

Na Palavra, fica evidente que ele era um homem de posses, por oferecer um banquete em sua própria casa para publicanos e pecadores (Mateus 9:10), juntamente com Jesus e seus discípulos, o que deu origem a um dos ensinamentos de Cristo (Mateus 10:11-13). Mas, apesar de ser rico e letrado, Mateus não pensou nestas coisas quando recebeu de Jesus um chamado.

No livro de Lucas, Mateus também foi chamado de Levi (Lucas 5.27-29). Por este motivo, alguns estudiosos acreditam que este era seu nome antes de seguir a Jesus, que lhe deu um novo nome, que significa “dádiva de Deus”. Porém, há outras pesquisas que indicam que Mateus era membro da tribo sacerdotal de Levi.

Uns os chamariam de homem de coragem, de atitude, decidido, mas Mateus foi além: foi desprendido das coisas que o cercavam. Deixou todas as regalias que o dinheiro poderia oferecer e, sem se importar com isso, seguiu a Jesus (Mateus 10:8).

Ensinamento

Além de andar com Ele, relatou suas experiências como um de seus discípulos. Foi um apóstolo disposto a abrir mão de tudo para estar e viver as experiências de Cristo, com Ele.

O livro de Mateus apresenta Jesus como o Messias judeu esperado por muitos. Nele estão os cinco sermões considerados os ensinamentos mais demorados aos seus seguidores. É uma mina de ouro para todos aqueles que já Oconhecem e para aqueles que querem conhecê-Lo melhor, por transmitir o que Cristo pensava e quais as atitudes corretas em determinadas situações.

Mateus foi um exemplo de servidão, obediência e superação de suas conquistas materiais. Que nós também possamos ser menos presos às coisas da Terra, para darmos mais valor ao amor, amizade, companheirismo e, acima de tudo, a Deus.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições