Hospital Adventista do Pênfigo transmite cirurgia via satélite

Hospital Adventista do Pênfigo transmite cirurgia via satélite

Atualizado: Quarta-feira, 27 Abril de 2011 as 11:08

Ao final da cirurgia na última sexta-feira, 22 de abril, Dr. Carlos H. Timaran vindo do Texas, Estados Unidos, Dr. Mauricio Jafar e Dr. Marcos Rogério Covre do Hospital Adventista do Pênfigo, comemoraram o sucesso na correção de um aneurisma de aorta abdominal via endovascular. O grande diferencial nesta cirurgia foi a transmissão via satélite em tempo real para o Congresso Internacional de Cirurgia Endovascular realizado em São Paulo.

Este evento é único na América Latina dedicado exclusivamente a atualização e treinamento nas diversas áreas de aplicação da terapia endovascular arterial e venosa, eletiva e de urgência. O público alvo deste evento inclui médicos intervencionistas, e enfermagem envolvidos com procedimentos endovasculares, representantes de indústrias de produtos afins, acadêmicos de medicina, residentes e estagiários interessados em se manter atualizados com os avanços da medicina minimamente invasiva.

O procedimento realizado consiste na colocação de uma endoprótese na aorta abdominal, via região inguinal, corrigindo o aneurisma. Esta patologia atinge em média 5% da população e geralmente é descoberta por acaso, e geralmente em pacientes acima de 50 anos.

O Hospital do Pênfigo foi escolhido juntamente com outros cinco hospitais do Brasil e dois do exterior (EUA e Suécia) para sediar uma transmissão de um procedimento ligado ao tema do congresso. Um mega infraestrutura foi montada dezenas de profissionais, que além das câmeras especiais, utilizaram duas unidades móveis para a transmissão (via satélite), e uma unidade de captura de imagens em alta resolução conectada diretamente com a sala cirúrgica, tudo isso custeado pelo congresso em São Paulo. A imprensa local esteve presente durante toda a cirurgia, e entrevistou os médicos envolvidos, que salientaram a importância do HAP no cenário médico desta especialidade no centro-oeste.

Durante a cirurgia, Dr. Carlos H. Timaran explicou aos participantes do congresso a técnica da qual ele é um dos precursores em todo o mundo. Dr. Timaran no centro cirúrgico na unidade centro do HAP e o público do congresso na capital paulista interagiram por durante 40 minutos até que todo o processo fosse finalizado com a correção do aneurisma de aorta abdominal do paciente que apenas repousa para sua completa recuperação

veja também