Igreja: a Família de Deus na Terra

Igreja: a Família de Deus na Terra

Atualizado: Terça-feira, 10 Maio de 2011 as 12:44

Por tradição o mês de Maio tem sido tratado como o mês da família. Nesta palavra pastoral, quero apenas lembrar uma verdade absoluta que é do conhecimento de todo cristão que se aplica em conhecer a sua identidade: Deus tem uma família na Terra!

Para firmar essa verdade, vou usar muito as Escrituras:

“... nos predestinou para Ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo..." (Ef 1:5).

“Aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conforme à imagem de Seu Filho, a fim de que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos” (Rm 8:29).

“Convinha que Aquele, por cuja causa e por Quem todas as coisas existem, conduzindo muitos filhos à glória, aperfeiçoasse, por meio de sofrimentos, o Autor da salvação deles. Pois, tanto o que santifica como os que são santificados, todos vêm de um só. Por isso é que Ele não Se envergonha de lhes chamar de irmãos” (Hb 2:10,11)

À igreja em Éfeso Paulo escreve: “Já não sois mais estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos e da família de Deus” (Ef 2:19).

Antes não eram, mas agora são da família de Deus. Está claro que ninguém é da família de Deus só por ter sido criado por Ele. E o que os inseriu nessa família? O mesmo capítulo responde nos versos 12 e 13: “... estáveis sem Cristo... estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo. Mas, agora, em Cristo Jesus, vós que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo...”.

Podemos resumir os textos acima da seguinte maneira: “Deus, para a Sua própria glória, tem, na Terra, uma família de muitos filhos, semelhantes ao Seu Filho Jesus Cristo, que é o primogênito entre muitos irmãos”.

A história da criação nos conta que Deus criou o homem e a mulher à Sua imagem e semelhança e lhes deu a ordem para crescer e se multiplicar, gerando uma raça à semelhança do Criador. Pela interferência do Maligno, antes que tivesse filho, o homem pecou, danificou essa semelhança, perdeu a comunhão com o Pai, foi expulso de Sua presença, e gerou filhos apenas à sua própria imagem, desfigurada pelo pecado. Então, Deus enviou o Seu Filho Jesus Cristo – conforme os textos acima – para redimir todo aquele que crê, corrigir o desvio provocado pelo pecado, e adotá-lo na família de Deus.

A redenção oferecida por Cristo é para salvar o homem da culpa e da condenação do pecado, restabelecer a sua comunhão com Deus e restaurar, no salvo, a imagem e semelhança do Criador. Por isso, como lemos acima, Paulo diz que por meio de Cristo somos feitos filhos adotivos de Deus. E João diz: “O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dEle, mas o mundo não O conheceu. Veio para o que era Seu, e os Seus não o receberam. Mas, a todos quantos O receberam, deu-lhes o poder de serem chamados filhos de Deus, a saber, aos que creem no Seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus” (Jo 1:11-13).

Portanto, o que Deus planejou? Ter uma família!

Deus – Ser Pai de muitos filhos

Jesus – Ser o primogênito entre muitos irmãos

Nós – Sermos filhos de Deus e irmãos de Jesus Cristo, semelhantes a Ele.

Andando por aí é fácil identificar um membro da família terrena de Deus. Ele é diferente porque reflete a imagem do Pai. Como Jesus, ele é manso (Mt 11:29), ama (Jo 13:34,35), perdoa (Cl 3:13), serve aos outros (Jo 13:14,15), procura agradar ao Pai em tudo (Jo 8:29), é santo (I Pe 1:15,16) e ministra ao mundo (Jo 17:18).

Preocupado com o bom nome dessa família, Paulo exorta a Timóteo dizendo: “Para que fiques ciente de como se deve proceder na casa de Deus, que é a Igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade” (I Tm 3:15).

Você e sua casa toda têm a opção de fazer parte da família de Deus. Lembre-se: O apóstolo João afirma que essa bênção só é dada aos que recebem a Jesus (1.11,12,13). Receba-O agora! Faça parte dessa família.

Pastor Jonas Neves

Jonas Neves   nasceu em Rolândia - PR, em 07 de outubro de 1953. Nascido em lar evangélico, entregou sua vida a Cristo aos sete anos de idade. Em 1973 foi para Belo Horizonte, onde, em 1977 graduou-se bacharel em Teologia pelo STEB-FATEBAN - Faculdade Teológica Batista Nacional. Por cinco anos foi seminarista da Igreja Batista da Lagoinha e dentre outras realizações fundou a Igreja Batista Getsêmani de Belo Horizonte - MG, a qual pastoreou por 4 anos.

Depois disso aceitou o convite da Igreja Batista da Lagoinha, Belo Horizonte - MG, e esta serviu por 15 anos como pastor. Em 1981 a Convenção Batista Nacional, CBN, o elegeu Secretario Executivo da Aliança Batista Missionária da Amazônia. Transferiu-se para Belém - PA com toda sua família. Até 1985 exerceu um ministério com muito sucesso. Estabeleceu igrejas, assentou missionários, implantou a estrutura da CBN, desde Rondônia até Piauí. No Final de 1999 o Pr. Jonas Neves de Souza assumiu o pastorado da Igreja Batista do Povo, São Paulo - SP. É casado com Solange e tem cinco filhos: Aline, Ádila, Anny, Iva e Alisson. Tem cinco netos.

veja também