Igreja Adventista inaugura 1º templo em município piauiense

Igreja Adventista inaugura 1º templo em município piauiense

Atualizado: Terça-feira, 21 Dezembro de 2010 as 10:56

Em uma noite emocionante, mais de 150 pessoas participaram da inauguração do primeiro templo adventista de Patos do Piauí, município a sudoeste do Estado, distante 410 km da capital, Teresina.  O evento aconteceu no domingo, 19 de dezembro, e formalizou a última grande conquista de 2010 da campanha Terra de Esperança, que pretende expandir o adventismo para todas as cidades do Nordeste.

Com população de cerca de 7 mil habitantes, Patos do Piauí era o desafio missionário do ano para o grupo mantenedor representado por líderes financeiros das sedes administrativas. Pela organização da campanha Terra de Esperança, existem 104 grupos mantenedores, que se responsabilizam por todo o investimento, desde a manutenção de evangelistas voluntários nas cidades até a construção da igreja. Nesta cidade do Alto Médio Canindé, uma microrregião piauiense, os tesoureiros iniciaram a jornada desde maio, quando um casal de evangelistas voluntários mudou-se para o lugar.

Em poucos meses, havia um grupo de pessoas interessado no estudo da Bíblia. Enquanto a evangelização dava os primeiros passos na cidade, os tesoureiros se desdobravam para a construção do templo. A primeira medida foi planejar para que cada líder financeiro participante da campanha doasse R$ 2 mil para a aquisição do terreno. Meses depois, com a ajuda de amigos e empresários, foi possível iniciar a construção do templo.

Com a obra concluída, a cidade ganhou uma congregação simples, mas de muito bom gosto. O espaço é suficiente para 150 adoradores. A beleza da fachada impressionou os visitantes que vieram para a inauguração. Quase todos os tesoureiros que compõem o grupo mantenedor estiveram presentes na cidade. Foram recebidos por lideranças comunitárias e políticas, e se relacionaram com a população. Cortado o laço inaugural, todos entraram na igreja para a primeira cerimônia religiosa em templo adventista do município.

Os tesoureiros cantaram com os convidados, e doaram 80 livros denominacionais e 13 bíblias para eles. Além disso, uma coleção de livros conhecida como Espírito de Profecia, da escritora Ellen White, foi entregue de presente para a biblioteca da igreja.  O momento mais emocionante foi quando ocorreram batismos. Houve 12 cerimônias batismais. Destaque para o batismo da esposa de um dos trabalhadores que ajudou a construir a congregação. Logo após o apelo, o esposo foi uma das 23 pessoas a aceitar o convite para um novo estilo de vida cristã.

“Essa experiência vai ficar marcada na vida de cada um desses líderes”, destacou o pastor Ivo Vasconcelos, líder financeiro da Igreja Adventista para o Nordeste, e um dos componentes do grupo mantenedor. Para ele, a campanha Terra de Esperança é uma oportunidade para que todos os fiéis se mobilizem em torno de um grande projeto evangelístico. “Isso é só o começo; iremos avançar ainda mais”, afirmou. Os tesoureiros já estão focados na próxima cidade a ser conquistada, Marcos Parente, com apenas 4,5 mil habitantes. Em janeiro, uma equipe de 10 jovens participantes da Missão Calebe começa o evangelismo nesta nova cidade.

Por Heron Santana

veja também