Igreja alemã envia grupo de ajuda às vítimas das chuvas de janeiro

Igreja alemã envia grupo de ajuda às vítimas das chuvas de janeiro

Atualizado: Sexta-feira, 8 Julho de 2011 as 8:41

Jovens alemães que fazem parte da Johanniter Jugend, igreja evangélica da Alemanha, vão colocar sua força de trabalho na ajuda às vítimas da tragédia das chuvas, que se abateu sobre a região em 12 de janeiro.    

A proposta é colocar mão-de-obra profissional na reforma de prédio que vai abrigar atividade profissional com geração de renda, conforme projeto, necessária nesta cidade, ainda mais depois da tragédia.    

Simon Hirzel é um líder que visita a cidade, com o objetivo de ver os efeitos causados pelo temporal e ter detalhes do trabalho a ser feito. Ele relatará o que viu e avaliará o projeto a ser desenvolvido numa parceria que envolve a comunidade local, órgão do Governo Federal, entidades de fomento e instituições de apoio do Brasil e da Europa.    

O Johanitter Jugend já desenvolve projetos no Brasil, baseado em atividades profissionais realizadas por jovens no bairro das América, do Centro Comunitário Casa Mateus, ligado à Paróquia do ABCD, em Santo André (SP).     

A entidade desenvolve dinâmicas de integração, formação em tarefas práticas como primeiros socorros e construção civil com jovens, sempre de forma voluntária e profissional. Enquanto o serviço é prestado, eles ficam hospedados na casa de famílias da comunidade, buscando aprendizagem, convivência cultural e integração ao modo de vida local.    

Para motivar e estruturar essa formação, eles conseguem a participação de muitos jovens de condições diferentes. Isso propicia espaço para reuniões semanais em que se desenvolvem, convivem com pessoas diferentes, vivem aventuras e conhecem outros lugares.     

Esse trabalho não envolve apenas jovens luteranos, mas também de outras igrejas e religiões. Esse fato, garantiu Simon, não cria dificuldades na convivência do grupo – no qual alguns já participam desde muito cedo - e os jovens aprendem a lidar com as diferenças de forma respeitosa. O grupo também coopera com outras organizações de ajuda na igreja.     

No último Dia da Igreja (Kirchentag), realizado em Dresden, no leste da Alemanha, os jovens da Johanniter Jugend auxiliaram no transporte e condução de pessoas com deficiência e apresentaram a atividade de encerramento dos encontros, chamada “Boa noite, Kirchentag!”.

veja também