Igreja Batista em Guarulhos sede espaço para ONG Ação Vida

Igreja Batista em Guarulhos sede espaço para ONG Ação Vida

Atualizado: Segunda-feira, 14 Março de 2011 as 1:28

No dia 14 de fevereiro de 2004 foi organizada a Associação Ação Vida, uma entidade filantrópica sem fins lucrativos localizada na Rua Humaitá, 15B, Jardim Paulista, Guarulhos (SP).

Atualmente a ONG Ação Vida mantém dois projetos sociais: Projeto Crescendo e Projeto Restaurar. Eles atendem crianças e adolescentes carentes de 4 a 18 anos de idade. A sede da ONG Ação Vida e as dependências dos projetos são espaços cedidos pela Igreja Batista em Jardim Paulista, na cidade de Guarulhos.

O Projeto Restaurar foi iniciado no ano de 2009 na cidade de Guarulhos na comunidade Vale dos Machados (missão batista da Junta de Missões Nacionais). Já o Projeto Crescendo é um projeto sócio-educativo em meio aberto que tem o objetivo de proporcionar às crianças carentes desenvolvimento através de práticas éticas, morais, pedagógicas, culturais, esportivas e recreativas. O mesmo foi criado no dia 3 de outubro de 2002 em parceria com a organização internacional Compassion, e atende aproximadamente 200 crianças e adolescentes carentes, das quais muitas vivem em situação de risco social. Elas são atendidas de segunda a sexta-feira sempre das 8h às 12h, ou das 13h às 17h, dependendo do horário das aulas das mesmas, que obrigatoriamente devem estar regularmente matriculadas.

No projeto as crianças recebem apoio escolar e desenvolvem atividades culturais, esportivas, recreativas, de educação cristã, de aconselhamento cristão e duas refeições diárias. Além de uma equipe de trabalho o projeto conta com a colaboração de outros voluntários que auxiliam na cozinha, nas oficinas e nas atividades desenvolvidas com as crianças. Ao longo desses anos tanto o Projeto Crescendo como o Projeto Restaurar vêm contribuindo para o progresso das crianças, buscando também dentro de suas limitações ajudar as famílias através da missão integral. O fato é que, além de trabalhar com as crianças, precisamos alcançar o meio em que elas vivem, suas famílias.

IB em Jardim Paulista Uma parceira fundamental da Associação Ação Vida é a IB em Jardim Paulista, que sempre desenvolveu um trabalho com crianças de rua liderado pela irmã Antônia Colodro dos Santos (hoje na glória com Jesus). Além disso, muitas mulheres e homens foram treinados pela APEC (Aliança Pró-Evangelização da Criança) para trabalhar com esse público. Chegamos a atender cerca de 20 classes de Boas Novas, mas víamos a necessidade de um trabalho mais completo. Então, através de um contato realizado pela Organização Compassion do Brasil com o atual pastor da igreja, Arnaldo Sousa de Oliveira, o trabalho iniciou com 100 crianças matriculadas. As mesmas eram atendidas apenas uma vez por semana para se adaptarem ao projeto e também para que a equipe pudesse se familiarizar com a nova estratégia de evangelização, que contempla o homem como um ser integral.

É possível lembrar, como se fosse hoje, do primeiro dia de atendimento, da primeira refeição, do primeiro contato e da alegria nos olhos das crianças e da equipe de trabalho. Caso parássemos ali muitos já estariam satisfeitos. Contudo, Deus nos levou a lugares longínquos que jamais imaginaríamos. Hoje temos atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 17h e aos poucos estamos procurando estruturar cada vez mais a Associação Ação Vida, para que a mesma possa se expandir na cidade, no estado e no país de forma que todos juntos possamos agir como Jesus sempre agiu (Mateus 9.36). Ele estava com o povo e sentia a aflição do povo e se compadecia deles. Era uma compaixão seguida de ação. Costumamos dizer que compaixão sem ação é apenas um sentimento. Aprendemos através da Bíblia que o cristianismo é prático, e precisamos aprender com Jesus a amar na prática o homem que Deus criou, imagem e semelhança Dele.

Apoio Hoje contamos com ajudas direcionadas de alguns órgãos: IB em Jardim Paulista, Compassion do Brasil e Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de Guarulhos. Com essas verbas podemos alimentar as crianças e adolescentes, que hoje somam cerca de 400 refeições por dia (atendemos a semana inteira), material pedagógico, pagamento de RH, etc. Porém, existem ainda outras despesas que precisam de ajuda financeira: Manutenção do espaço físico e expansão do trabalho social na cidade (nosso objetivo é atender as famílias com capacitação profissional, geração de renda, etc). Os desafios espirituais são nossa maior preocupação, pois cremos que Deus deseja salvar todas essas pessoas que temos contato, que hoje giram em torno de 300 (se formos incluir pais, mães e familiares em geral). Cremos que Deus os ama, e diariamente, antes de iniciar o trabalho, nos reunimos em oração pedindo revestimento de Deus para enfrentar as lutas espirituais. Aqui temos famílias oprimidas pelo inimigo, crianças perturbadas. Já enfrentamos situações no projeto de crianças e adultos possessos, porém Jesus saiu vencedor como sempre!

Trabalhar com Deus é viver sempre milagres. Temos muitas experiências aqui. Difícil é selecionar as histórias, pois somos diariamente surpreendidos por Deus, mas tem um fato que marcou muito nossa vida. No dia 20 de setembro de 2010 Guarulhos sofreu uma chuva de granizo, e muitas das famílias que atendemos foram atingidas. Fomos às casas, oramos com as famílias e levamos a situação à igreja local. Imediatamente os irmãos do conselho missionário se levantaram e trouxeram os recursos para ajudar as famílias. Foi um mover sobrenatural. Durante a semana recebemos doações de diversos lugares e pessoas que nem conhecemos. Nessa mesma semana fizemos um culto na igreja e trouxemos as crianças do projeto com seus familiares, que testemunharam e agradeceram a Deus e à igreja pelo apoio. Isso nos aproximou mais.

Creio ser a hora de o povo batista se unir em prol da missão que Jesus nos incumbiu: Pregar o Evangelho, que se entenda o Evangelho completo como Ele desenvolveu quando esteve fisicamente entre nós!

De tempos em tempos OJB publica experiências de igrejas e organizações batistas na área de ação social como forma de animar e desafiar os batistas brasileiros a se envolverem de forma mais efetiva com esta causa.

Caso sua igreja também tenha uma experiência desta natureza, e a deseje compartilhar, envie seu testemunho para o Departamento de Ação Social da CBB pelo e-mail [email protected]  

veja também