Igreja de Shouwang espera diálogo aberto com autoridades chinesas

Igreja de Shouwang espera diálogo aberto com autoridades chinesas

Atualizado: Sexta-feira, 17 Junho de 2011 as 2:18

O reverendo Liu Tosngu, pastor da Igreja Mountain View, localizada na Califórnia, junto com um estudioso e especialista jurídico que tem estudado as igrejas na China, retornaram na semana passada de Pequim, onde visitaram a igreja de Shouwang, que continua a realizar cultos ao ar livre.

O reverendo Liu disse que apoia o líder da igreja de Shouwang, pastor Zhang Xiaofeng. Segundo Liu, a igreja de Shouwang realizou reuniões de oração em um local fornecido pela nova pastora, Wang Shuangyan. Liu ainda falou que, pelo menos, 70 pessoas estavam na primeira reunião de oração à noite e mais de 100 irmãos e irmãs participaram da segunda reunião.

Quanto a uma resolução para o caso da igreja de Shouwang, que não tem lugar para se reunir e por isso realiza cultos ao ar livre, Liu tem pensado em soluções para o problema e espera que, num futuro próximo, o governo e as autoridades locais promovam debates para resolver essa situação, já que os cristãos desejam realizar, semanalmente, cultos ao ar livre na região.

O pastor Jin Tianming, da igreja de Shouwang, enviou uma carta lamentando a saída de colaboradores da igreja e se referindo a esse fato como “um terremoto que sacudiu toda a igreja.”

Desde 10 de abril, a igreja realiza um culto semanal ao ar livre, na Praça Zhongguancun. Todas as vezes a polícia local aparece e interfere nas atividades. No domingo, dia 5 de junho, cerca de vinte irmãos e irmãs foram levados para a delegacia da região. Alguns irmãos foram obrigados a ficar em seus lares, outros ainda foram convocados a comparecer diariamente às delegacias, durante o dia.

A liderança da igreja afirmou que somente deseja fazer a reunião ao ar livre uma vez por semana, sem ter ligação com nenhuma atividade política ou em defesa dos direitos de alguém. Ainda disseram que a Igreja acredita firmemente que Deus levou a igreja, nos últimos anos, a ter o entendimento de como ela precisa ser.

veja também