Igreja desaba com incêndio, mas cruz permanece intacta e emociona fiéis

O templo histórico de uma igreja protestante na Carolina do Sul (EUA) teve seu teto e parte de seu interior destruídos por um incêndio.

fonte: Guiame, com informações do Post and Courier

Atualizado: Quarta-feira, 25 Abril de 2018 as 11:33

Teto da igreja de St. Andrew foi completamente destruído. (Foto: Twitter)
Teto da igreja de St. Andrew foi completamente destruído. (Foto: Twitter)

O pastor Steve Wood olhou em direção ao santuário da igreja de St. Andrew, em Mount Pleasant, Carolina do Sul (EUA), olhando para o teto carbonizado do centro do templo devastado que agora se abria para os céus.

Um grande incêndio matinal causou sérios danos e consumiu porções significativas do espaço de culto e aos escritórios no domingo, mas um fato chamou a atenção de muitos: a cruz que fica no interior do templo permaneceu intacta.

"O Senhor promete trazer a beleza das cinzas", disse Wood no domingo, examinando os restos do centro do ministério, "e nós o estamos cumprindo sua palavra".

Wood recebeu um telefonema de um membro da igreja às 4h25 da manhã e correu para encontrar a igreja que havia sido danificada pelas chamas.

As autoridades que se mobilizaram para atender à ocorrência, incluindo o Departamento de Bombeiros de Mount Pleasant e o Departamento de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos dos EUA, não declararam publicamente uma causa para o incêndio. Também não houve relatos de feridos pelo fogo ou desabamentos.

Para alívio do pastor Wood e sua congregação, porém, as autoridades de Mount Pleasant controlaram o fogo antes que ele se espalhasse por toda a capela histórica adjacente.

O centro do ministério, um grande espaço de culto de estilo contemporâneo, foi construído logo atrás do templo em 1996.

Com seus painéis escuros em tons de salmão, a capela fica na Whilden Street e é coberta por estruturas de carvalho. Foi projetada pelo famoso arquiteto E.B. White, que também projetou a Igreja Huguenote Francesa no centro de Charleston.

Centenas de fiéis se reuniram na igreja histórica no domingo pela manhã, muitos deles chegando para os cultos matutinos, mas acabaram encontrando sua igreja em chamas e bombeiros trabalhando para controlar o incêndio. Muitos cobriram a boca com incredulidade ao verem o telhado do centro do ministério ser engolido pelo fogo e depois ceder.

Rebecca Ranucci e sua família estavam se dirigindo para assistir ao culto matutino, quando ela soube do incêndio nas mídias sociais.

Ranucci, de 42 anos, de Mount Pleasant, descreveu a leitura das notícias e imediatamente soluçando.

"Não! Por favor, a igreja de St. Andrew não!", repetia ela, chorando.

Por instinto, ela lembrou, Ranucci olhou para o marido - um bombeiro - dizendo: "Conserte isso! Por favor!"

“Estávamos tão perto (da igreja) naquele momento, viemos ver se havia algo que pudéssemos fazer”, disse Ranucci.

Os cultos foram temporariamente cancelados e os fiéis foram incentivados a frequentar os outros templos da igreja no centro de Charleston e North Charleston.

"Há muitas lágrimas. Muitas lágrimas", disse Wood. "Você diz a si mesmo que é apenas um prédio, mas muitas pessoas se converteram aqui. Casamentos, batismos e funerais foram realizados neste local".

A St. Andrew's tem sido especialmente popular entre as muitas famílias jovens da cidade. Cerca de 2.000 membros congregam neste templo em Mount Pleasant, que também administra uma pré-escola.

A pré-escola permanecerá fechada enquanto os líderes da igreja e os bombeiros avaliam os danos, disse o porta-voz, advertindo que é substancial.

 

 

veja também