Igreja Episcopal publica carta de cuidados para o Planeta

Igreja Episcopal publica carta de cuidados para o Planeta

Atualizado: Quarta-feira, 28 Abril de 2010 as 12

Episcopais emitiram carta pastoral na qual recomendam o uso dos quatro ''erres'' da ecologia, a começar em casa: reduzir o consumo, reutilizar o foi usado, reciclar produtos e recusar o uso desmedido e desnecessário de materiais que aumentam o consumismo.

A carta pastoral, sob o título ''O cuidado da Criação também é proclamação'', foi divulgada no Dia da Terra, 22 de abril.

''Constatamos com tristeza que os danos que o nosso país sofre em matéria de ecologia são cada vez maiores, e esta situação clama por um compromisso individual de cada uma e cada um de nós, para que cuidemos da criação de Deus”, enfatizou o bispo guatemalteco Armando Guerra, recém eleito primaz da Igreja Episcopal da América Central.

Ele defendeu uma ''cultura de não-contaminação, já que a cidade mais limpa não é a que mais varre, senão a que menos suja''. Também insistiu no desenvolvimento de uma consciência ecológica, aproveitando toda ocasião que abra espaço para a educação.

O novo primaz destacou a importância fazer ''uma opção preferencial por aqueles aparelhos que utilizam energia limpa'', utilizar materiais que consumam menos energia. É preciso, disse, ler os sinais do tempos, ''pois o planeta não é a herança que recebemos de nossos pais, senão o legado que deixaremos às gerações vindouras''.

Por Mayra Rodríguez

veja também