Igreja Evangélica do Rio da Prata tem novo presidente

Igreja Evangélica do Rio da Prata tem novo presidente

Atualizado: Quarta-feira, 13 Outubro de 2010 as 8:06

O presidente eleito da Igreja Evangélica do Rio da Prata (IERP), o pastor e teólogo Carlos Duarte, 55 anos, foi empossado no cargo em culto, ontem, para o qual foi eleito pelo Sínodo, reunido de sexta a domingo, em Entre Rios.

Carlos Duarte era pastor, até a eleição, da comunidade de Young, no Uruguai, e substitui no cargo o pastor Federico Hugo Schäfer. Carlos é natural de Montevidéu, foi pastor em Baía Branca, Rosário, Santa Fé, na Argentina, e em Mbaracayú, no Paraguai.

Integrou a Junta Unida de Missões e o Movimento Ecumênico pelos Direitos Humanos. Foi vice-presidente da IERP de 1988 a 2004 e integra o Comitê Central do Conselho Mundial de Igrejas.

Ele é casado em segundas núpcias e tem um filho e uma filha. Autor de numerosos artigos e livros, o pastor presidente da IERP caracterizou-se por seu compromisso com o trabalho pastoral aberto ao diálogo com a sociedade, a cultura e outras religiões.

A Junta Diretiva da IERP tem nove cargos, cinco dos quais foram renovados pelo Sínodo, com mandato até 2014.

Os delegados e delegadas das comunidades elaboraram em conjunto a Mensagem do Sínodo 2010, enfatizando a alegria pela integração formal da IERP com a Igreja Reformada da Argentina.

À luz das reflexões sobre missão, a mensagem resgata a importância do contato face a face, da participação cidadã organizada, da comunhão, em tempos em que abundam os meios informativos e as novas tecnologias, mas falha a comunicação.

A mensagem lamenta o consumismo em crescimento, que gera mais necessidades, insatisfação, solidão. O texto aponta para a importância do resgate dos dons, o valor e a dignidade de cada pessoa, dignidade dada por Deus.

"Nós sonhamos com uma igreja viva que recupere sua história, que assuma sua tarefa e se anime a construir outro mundo que é possível, onde possamos reconhecer a presença de Deus no encontro com o outro", manifesta a mensagem.

veja também